A presença do Governo de Minas na 51ª Abav Expo, em Brasília, gerou cerca de 150 negócios e uma estimativa de aproximadamente R$ 20,5 milhões em negócios para o estado. Os números são de uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) com os 16 coexpositores do estande Minas Gerais, grupo formado por receptivos turísticos, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), hotelarias, operadoras turísticas e agências de viagens. O estande, que teve patrocínio da Codemge e apoio do Sebrae Minas, atraiu cerca de 4.500 pessoas nos três dias de feira, realizada de quinta (26) ao sábado (28). No local, a Secult-MG também se reuniu com a agência de viagens espanhola Destinta, que pretende comercializar o destino Minas na Europa, e com representantes da Vila Galé, que preparam a inauguração do hotel em Ouro Preto, anunciado em 2023.
“Os números, mais uma vez, evidenciam o potencial das feiras turísticas para atrair investimentos e impulsionar a geração de emprego e renda, meta principal do Governo de Minas. Acabamos de lançar o Cria.Forma, o maior programa de capacitação nas áreas do turismo e da cultura já feito pelo Estado, com quase 43 mil vagas em cursos gratuitos. Trabalhamos em todas as frentes para garantir a capacitação, o emprego e o desenvolvimento econômico para os mineiros”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Ao longo dos três dias de evento, expositores participaram de rodadas de negócios, formações de parcerias para eventos regionais, alinhamento com operadores, agências de viagens e influenciadores, além de outras reuniões com parceiros. A feira também sediou promoção de rotas com receptivos, divulgação de roteiros, captação de eventos e negociações com pequenas agências. Em relação à experiência no evento, 100% dos participantes afirmaram que estão motivados a participar de outras feiras e eventos que promovam o turismo mineiro em âmbito nacional. Também foi aprovada a promoção de produtos turísticos formatados e a aproximação com empresas do mercado.
Principais segmentos turísticos
A transversalidade entre cultura e turismo apareceu como o principal segmento trabalhado pelos expositores, com a promoção da cozinha mineira, o turismo histórico e religioso, fortes em todas as regiões de Minas Gerais. Na sequência, foi apresentado o turismo rural seguido respectivamente pelo turismo de negócios e eventos e ecoturismo/turismo de natureza. O objetivo da pesquisa foi o de compreender a comercialização e promoção de produtos turísticos mineiros, a fim de melhorar ainda mais as políticas públicas para o setor. “Estruturando as rotas, as experiências com a cozinha mineira e com nossos produtos tipicamente mineiros, como café, cachaça, a produção dos queijos, estamos diversificando a oferta de atrativos turísticos para o nosso público. Minas pode, sim, ser o principal destino turístico do Brasil”, avaliou a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza.
Três dias de muito sabor
O estande Minas Gerais fez enorme sucesso na Abav Expo, e não foi à toa. Em meio ao “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, um dos principais atrativos do estado esteve sob os holofotes da programação. Foram oferecidas cerca de 6 mil delícias variadas, entre refeições e degustações, às milhares de pessoas que passaram pelo local. Nos três dias, foram servidas 1.200 porções de penne com frango e ora-pro-nóbis e as tradicionais empadinhas de Cachoeira da Prata, além de 600 drinks a base de whisky e cachaça. Todos esses aperitivos celebraram a estreia da Rota do Frango e Cachaça, idealizada pela IGR Grutas em parceria com o Senac Minas, e lançada na sexta (27), Dia Mundial do Turismo.
A lista de iguarias servidas englobou ainda 1.200 pratos variados, preparados por diversos chefs nas ações da Cozinha Viva e por dona Vera Lúcia, da Chácara Cristal; 1.500 degustações de produtos mineiros diversos, sendo 600 oferecidas em parceria com o Mercado Central de BH; e 1.500 cafés da Zaro Café.
Queijo Minas Artesanal cada vez mais perto de virar patrimônio da humanidade
A feira também foi marcada pela campanha dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na sexta (26), o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, destacou a importância desse título para o estado, sublinhando as oportunidades de geração de renda e negócios para as regiões queijeiras. A candidatura será avaliada no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai, durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco.
“O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo também oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras. Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou João Paulo.
Fonte e foto: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo