Queijos, doces, cafés, cachaça, mel e até sorvete de jabuticaba. Esses são apenas alguns dos produtos típicos de Minas Gerais que estarão disponíveis na próxima edição da Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Emater-MG, em Belo Horizonte. O evento será nesta quinta-feira (6/2), a partir das 8 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A entrada é gratuita.
Realizada mensalmente desde maio de 2023, numa parceria com a ALMG, a feira se tornou um ponto de encontro para quem busca produtos frescos e de qualidade, diretamente dos agricultores familiares. Cerca de 25 barracas serão montadas, oferecendo uma grande variedade de itens.
Primeira vez
Pela primeira vez participando da feira na ALMG, a produtora Christiane Reis da Silva Ferreira, do município de Betim, irá vender temperos artesanais. São oito tipos diferentes de temperos, inclusive cremosos. Entre os ingredientes, muitas ervas, especiarias, alho e cebola. Ela conta que a família sempre produziu temperos para uso próprio ou para presentear outras pessoas. Mas desde o ano passado, ela e o marido resolveram investir na atividade com fins comerciais para ajudar a custear a faculdade de Medicina do filho.
“Transformamos a atividade em negócio por necessidade e está dando certo. Sempre estamos presentes quando surge uma oportunidade de comercializar nossos temperos. E a expectativa é a melhor possível para a feira da Emater na Assembleia”, afirma a produtora.
A feira apresenta uma diversidade de produtos e também de municípios representados, como a cachaça de Congonhas, cafés de Itapecerica e de São Gonçalo do Rio Abaixo, doce de leite de Itaguara e os produtos de jabuticaba de Sabará. Também não faltarão opções para os apreciadores de queijos, incluindo o tradicional Queijo Minas Artesanal da Serra do Salitre. Além disso, os visitantes encontrarão mel, farofas artesanais, plantas ornamentais, artesanato, doces diversos, tilápias, hortaliças, pães, geleias, e conservas.
Segundo o coordenador regional da Emater-MG, Wagner Fanni, mais de 100 produtores estão cadastrados para participar das feiras. “Para garantir a rotatividade e atender a um pedido dos próprios agricultores, a Emater-MG adota um sistema de rodízio entre os expositores ao longo do ano. Assim, todos têm a oportunidade de participar, promover e vender seus produtos”, explica.
Mais feiras
A Feira da Agricultura Familiar da ALMG, realizada na primeira quinta-feira de cada mês, integra um conjunto de eventos promovidos pela Emater-MG em diferentes locais da capital e municípios vizinhos. A empresa também organiza as feiras que fazem parte de um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Atamg).
Fonte e foto: EMATER