sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Evento teve o objetivo de conectar empresários, fortalecer parcerias e gerar negócios na região
A Feira Industrial e Comercial de Cataguases (FINC) retornou com força total após 26 anos. Realizada entre os dias 19 a 22 de setembro, na histórica Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão, a FINC foi realmente um evento de destaque na região. Promovida pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Energia Elétrica e Empresas Prestadoras de Serviço no Setor Privado de Energia Elétrica (SIEEL), liderado por seu presidente Ricardo Mattos, e em parceria com a FIEMG, SESI e SENAI, o evento teve ainda o apoio do SEBRAE, ACIC, CDL, Sindicomércio e Prefeitura de Cataguases. O objetivo foi promover a atividade econômica, buscando conectar empresários, fortalecer parcerias e gerar negócios na Zona da Mata.
A abertura oficial da FINC aconteceu no dia 19 de setembro, contando com a presença do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro; da presidente do Sindivest JF-GV e da Câmara da Moda da FIEMG, Mariângela Marcon; da assessora de Relações Sindicais da FIEMG, Laila Katina; do gerente regional SESI/SENAI ZM, Humberto Rezende; dos representantes da Invest Minas, Renato Matozinhos, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Barbosa; além do prefeito José Henriques, empresários e autoridades locais.
Durante a cerimônia de abertura do evento, Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Rio, falou como representante do SIEEL, e celebrou o retorno da FINC, destacando que o evento promove a visibilidade da cidade e a atração de novos investimentos. Ele anunciou a inauguração de uma nova subestação da Energisa para garantir suporte ao crescimento industrial local. “Estamos prontos para receber novos negócios e promover o desenvolvimento da região”, disse.
Para Marco Antônio Mendonça, do Sebrae, o evento foi uma oportunidade valiosa para micro e pequenas empresas se destacarem e criarem redes de contato. Ele reforçou o papel da inovação e da cooperação empresarial como chave para o desenvolvimento sustentável da região.
Já Heveraldo Castro, presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, destacou a importância da feira para conectar empresários e gerar negócios, fortalecendo a competitividade das micro e pequenas empresas, que ocuparam 70% dos estandes. “A FINC é uma oportunidade para reforçar parcerias e impulsionar nossa indústria”, afirmou ele, ressaltando o papel do SESI e SENAI em trazer educação, inovação e capacitação tecnológica para a região.
De acordo com o presidente do SIEEL, Ricardo Mattos, a feira contou com 37 estandes, sendo 70% destinados a micro e pequenas empresas, oferecendo uma vitrine para expositores de diversos setores, que puderam mostrar seus produtos, serviços e inovações tecnológicas. “O evento foi uma plataforma de networking e intercâmbio, estimulando a geração de novas relações comerciais e fortalecendo a competitividade local. Empresários e visitantes tiveram a chance de participar de encontros de negócios, negociações diretas e apresentações de soluções inovadoras para a indústria, comércio e prestação de serviços”, disse.
O SESI e o SENAI montaram um estande especial para apresentar suas soluções em capacitação e inovação tecnológica voltadas ao desenvolvimento educacional e industrial. Entre as palestras apresentadas, duas foram realizadas pelo SENAI, no dia 20 de setembro, com foco em novas tecnologias e programas de desenvolvimento industrial. O instrutor de automação Anderson Figueiredo da Silva abordou “Aplicações de Novas Tecnologias para a Indústria”, e o diretor do SENAI Cataguases, Cláudio Rutz, falou sobre “Programas e Soluções Personalizadas para o Desenvolvimento da Indústria”.
Para completar a experiência, a FINC também contou com uma Praça de Alimentação e uma programação cultural com 10 shows musicais durante os quatro dias de evento, garantindo que o público tivesse não apenas oportunidades de negócios, mas também momentos de lazer e entretenimento. O ambiente de negócios foi aquecido pela interação entre expositores, empresários e consumidores, favorecendo o desenvolvimento econômico da região.
Com mais de 11 mil visitantes ao longo dos quatro dias, a FINC 2024 marcou a retomada de um evento histórico, consolidando Cataguases como um polo industrial e comercial promissor. Com o apoio de diversas instituições, a feira gerou oportunidades e fortaleceu a economia regional, tornando-se um espaço essencial para a criação de novos negócios e parcerias.

Fonte: Fiemg
Foto: Graciele Vianna

Compartilhe:
Exit mobile version