No domingo (3), a Praça 16 de Setembro, em Caxambu, foi palco da exposição “Descobrindo uma Doença: Os Caminhos de Carlos Chagas”, organizada pela SBPZ (Sociedade Brasileira de Parasitologia e Zoologia) e pelo Instituto Butantan – USP, com o apoio da Prefeitura de Caxambu, Hotel Glória, Lions Clube Caxambu e Rotary Clube Caxambu.
A exposição teve como objetivo divulgar informações sobre a Doença de Chagas, que, segundo dados do SUS, registrou mais de cinco mil casos confirmados em todo o Brasil entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Os visitantes puderam aprender sobre a história da doença, descobrimentos feitos por Carlos Chagas, e as formas de prevenção e controle.
A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, é transmitida pelo percevejo Triatominae e é endêmica nas Américas Central e do Sul, além do México. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pela doença, que pode causar sérios problemas cardíacos e digestivos em estágios avançados, se não tratada.
A iniciativa teve participação da comunidade, com destaque para a importância de informar e conscientizar sobre a prevenção da doença, especialmente em áreas endêmicas. Além disso, a exposição destacou o trabalho do médico e sanitarista Carlos Chagas, que foi pioneiro no estudo da doença e suas implicações.
Fonte e foto: Prefeitura de Caxambu