quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

De janeiro a novembro de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro somaram 152,63 bilhões de dólares, representando 48,9% do total das exportações do Brasil no período. Esse valor é o segundo melhor desempenho registrado na série histórica, superado apenas por 2023. A queda de 5,2% nos preços internacionais foi compensada por um aumento de 5,2% no volume exportado.
Os principais responsáveis por esse desempenho foram os setores do complexo soja (52,19 bilhões de dólares), carnes (23,93 bilhões de dólares) e o complexo sucroalcooleiro (18,27 bilhões de dólares), que juntos representaram mais de 60% das exportações do agronegócio. Apesar de uma queda de 18,7% no complexo soja, o setor manteve-se no topo, enquanto carnes e açúcar tiveram crescimento expressivo, com recordes de embarques e maior diversificação de mercados.
Produtos como o café solúvel, com exportações de 792 milhões de dólares, e o óleo essencial de laranja, com mais de 365 milhões de dólares, destacaram-se entre os itens exportados, reforçando a capacidade do Brasil em levar ao mercado global uma variedade de produtos de alto valor agregado.
Fonte e Foto: Agência Gov

Compartilhe:
Exit mobile version