No último final de semana, militares da Aviação e da Engenharia do Exército Brasileiro uniram esforços ao Corpo de Bombeiros e demais instituições e voluntários que atuam no combate aos incêndios que atingiram o interior do estado de São Paulo. Os militares combatem o incêndio por ar, com o uso de helicópteros, e por terra, com tropas especializadas no terreno.
Desde sábado (24), o Comando de Aviação do Exército mobilizou três helicópteros para auxiliar no combate às chamas. As aeronaves, modelos Jaguar e Pantera K2, são equipadas com helibaldes, uma estrutura que coleta de água em rios e lagoas e para lançá-la sobre a área de incêndio. Cada aeronave despeja até 700 litros de água por passagem, o que aumenta a agilidade no combate ao fogo.
A tripulação parte do Comando da Aviação do Exército, em Taubaté, composta por 15 militares, incluindo piloto, copiloto e membros da equipe de Busca e Salvamento. Nessa segunda-feira (26), as ações acontecem na região de Franca, Igarapava e cidades vizinhas.
Enquanto isso, tropas de Engenharia avançam no terreno, reforçando as ações do Corpo de Bombeiros e de voluntários. Desde domingo, as ações se concentram na Estação Ecológica Jataí, no município de Luiz Antônio, onde a tropa está empregando maquinário para abrir aceiros, faixas descampadas que impedem o avanço das chamas.
A pronta resposta da Engenharia e Aviação do Exército Brasileiro reflete o compromisso da instituição em proteger o meio ambiente e apoiar a população em situações de emergência.
Fonte e fotos: Exército Brasileiro