Mais uma vez, a rede estadual de ensino de Minas Gerais se destaca no cenário nacional ao conquistar importantes premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Estudantes, professores e escolas de diversas regiões do estado foram reconhecidos por seu desempenho excepcional, refletindo o compromisso com a educação de qualidade e o incentivo à busca pelo conhecimento.
Os estudantes da rede conquistaram, ao todo, 562 medalhas e mais de 4 mil menções honrosas. Foram 38 medalhas de ouro, 108 de prata e 416 de bronze, números que evidenciam o excelente desempenho nas provas. Além disso, 29 escolas receberam prêmios, o que demonstra o esforço coletivo e o comprometimento das instituições de ensino na promoção da matemática.
Um dos destaques desta edição foi Lucas Ferreira, estudante do terceiro ano da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, em São Sebastião do Paraíso. Medalhista de ouro pela segunda vez, o jovem compartilhou sua experiência e o impacto dessa conquista em sua trajetória educacional.
“Fiquei extremamente surpreso e honrado em receber a medalha de ouro e poder representar minha escola e o estado, especialmente porque as notas de corte estão cada vez mais altas, refletindo o aumento da qualidade dos participantes. Essa é minha segunda medalha de ouro, mas a sensação é tão incrível como se fosse a primeira vez! A Obmep foi uma porta de entrada para várias oportunidades na minha vida. O conhecimento adquirido e as experiências vividas me aproximam cada vez mais do meu sonho, que é ingressar em uma grande universidade”,afirma Lucas.
Professores premiados
Os professores tiveram um papel de destaque nesta edição da Obmep, com 94 educadores premiados por sua dedicação e contribuição direta para os resultados alcançados. Esses profissionais desempenham um papel central na formação dos estudantes, não apenas no domínio técnico da matemática, mas também na construção de habilidades como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a perseverança diante de desafios.
Entre os premiados, a professora Maria da Conceição Portela Silva Saldanha, da Escola Estadual Imaculada Conceição, em Pedro Leopoldo, que leciona há mais de 40 anos e está prestes a se aposentar, compartilhou a emoção de receber o reconhecimento em um momento tão especial de sua carreira.
“Essa premiação veio na hora certa. É um estímulo para que eu continue fazendo o que faço com tanto amor até o último dia em sala de aula. Também reforça a importância dos outros professores que contribuem com a trajetória dos nossos estudantes e da escola Imaculada Conceição, que sempre apoia e promove a participação em provas como a Obmep. Fiquei emocionada, mas o mérito maior é do meu aluno, Caio Maximiano Martins. Ele quis participar, se dedicou e conquistou a medalha de prata. Ver o esforço dele sendo reconhecido me enche de orgulho e reafirma a importância do nosso trabalho como educadores”, diz a professora.
Os professores premiados receberão um diploma de homenagem, reconhecendo oficialmente a dedicação e contribuição para o ensino, e um livro de apoio para formação matemática.
Sobre a Obmep
Criada em 2005 pelo Impa e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Fonte: Agência Minas
Foto: Divulgação