Raciocínio lógico e estratégias inovadoras para a solução de desafios matemáticos foram essenciais para que as equipes dos campi Betim, Ouro Preto, Governador Valadares e Ribeirão das Neves garantissem 22 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata, 12 de bronze no Concurso Canguru de Matemática 2024. Além disso, 12 estudantes receberam menção honrosa da competição.
O medalhista de ouro, Pedro Henrique Araújo Souto, do Campus Governador Valadares, falou sobre a preparação para a Olimpíada. “O raciocínio lógico rápido é essencial para o bom desempenho na prova. Fiz meu preparatório através das provas anteriores do Canguru, tentando simular ao máximo o dia da prova”, disse ele ao destacar que a competição coloca em prática habilidades diferentes das outras provas de matemática. Ele ainda deu uma dica importante para aqueles que futuramente irão participar da Olimpíada Canguru. “A minha estratégia é ir resolvendo as questões rapidamente e com certeza da resposta. Aqueles que não tenho certeza, nem tento chutar para não perder pontos”, revelou o estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST).
O Campus Betim também deu show no resultado. Os estudantes Bernardo Guedes (medalha de prata) e Maranúbia Aguiar (medalha de bronze) são ‘veteranos’ nesta competição. Bernardo começou a participar de Olimpíadas no 6º ano do Ensino Fundamental, mas destacou que o ingresso no Campus Betim abriu um leque de oportunidades. “Procuro participar de todas as olimpíadas possíveis e não esperava um resultado tão significativo na Canguru. Estou muito feliz e esses resultados me motivam a continuar”, disse ele. Assim como Bernardo, a medalhista de bronze Maranúbia Aguiar também ‘compete’ desde o Ensino Fundamental e ressaltou a sua satisfação em participar desse tipo de competição.
Fonte: IFMG
Fotos: Divulgação / Concurso Canguru de Matemática 2024