sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral do curso técnico em Química da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibirité. A atividade teve como objetivo apresentar aos estudantes os processos químicos relacionados ao tratamento de esgoto, destacar as diversas áreas de atuação do Técnico em Química e proporcionar conhecimento sobre o tratamento do esgoto gerado em Ibirité.

Durante a visita, os estudantes acompanharam de perto o processo de tratamento e disposição do lodo. Todos os sistemas de tratamento de esgoto geram subprodutos como escuma, material gradeado, areia, lodo primário e lodo secundário. A escuma, o material gradeado e a areia são destinados a aterros sanitários, enquanto os lodos primário e secundário passam por tratamento prévio. O tratamento do lodo visa reduzir o volume e o teor de matéria orgânica, utilizando etapas de adensamento, estabilização e desidratação.

A unidade da ETE de Ibirité destaca-se pelo reaproveitamento do gás metano e do lodo como combustíveis para a geração de energia elétrica e térmica. Esse processo envolve sistemas de secagem térmica do lodo e motores a combustão, permitindo a produção de gás metano e a redução do volume das unidades de digestão do lodo, resultando em um aumento na produção de energia para o autoconsumo da planta.

Fonte e fotos: Fundação Heliodora Antipoff

Compartilhe:
Exit mobile version