Uma reunião de mediação foi realizada hoje na Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRTE/MG), convocada pelo superintendente Carlos Calazans, para discutir cortes nos salários dos trabalhadores em educação e a reposição das aulas necessárias para o cumprimento da carga horária letiva obrigatória. Além do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), a deputada estadual Beatriz Cerqueira também participou do encontro.
A pauta incluía o debate sobre os cortes de salários e a necessidade de reposição de aulas. No entanto, o Estado, por meio de seus representantes, não compareceu à reunião, o que prejudicou o andamento da mediação, de acordo com os participantes presentes. O Sind-UTE destacou a importância de que nenhum servidor sofra descontos devido às paralisações e defendeu que aqueles que já tiveram descontos em seus salários sejam recompensados de imediato.
O superintendente regional do trabalho anunciou que agendará uma nova reunião para dar continuidade às negociações. O Sind-UTE espera que, desta vez, o Estado participe ativamente do diálogo, buscando soluções para os problemas que, segundo o sindicato, foram criados pela própria administração estadual. O sindicato reafirmou seu compromisso em explorar todas as alternativas de negociação para reverter a situação e proteger o direito de organização e luta dos trabalhadores em educação.
Fonte e fotos: Sind-UE/MG.