sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), formalizou na quinta-feira (12/12) a assinatura do termo de cessão gratuita de uso do hospital da Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé) para o Consórcio Intermunicipal de Saúde Circuito das Águas do Sistema Microrregional de Saúde de São Lourenço.

Com a cessão do imóvel ao consórcio, será possível ampliar o acesso a serviços assistenciais hospitalares 100% SUS para as regiões de saúde de Três Corações e São Lourenço, além do potencial de abrangência para 50 municípios e uma população de quase 900 mil habitantes.

A iniciativa representa uma importante adequação às necessidades assistenciais da rede do Sistema Único de Saúde na região, com possibilidade de melhorias das condições físicas do hospital que, atualmente, conta com 15 leitos de cuidados prolongados.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que o objetivo é potencializar a realização de cirurgias. “Vamos transformar esse prédio em um hospital de fato para a população de Três Corações e região. Um hospital genuinamente cirúrgico, com o aporte do Opera Mais, que é uma política de muito sucesso”, afirmou.

O presidente do Consórcio Circuito das Águas e prefeito de Dom Viçoso, Francisco Rosinei Pinto, afirmou que a junção dos municípios por meio de consórcios é importante para atender as demandas de saúde.

“Fizemos várias contas antes de tomarmos essa decisão, mas a que mais pesou foi a conta das filas de cirurgias e de exames não realizados nos municípios. Estamos na saúde, vivemos desafios, e temos que enfrentá-los”, disse.

A presidente da Fhemig, Renata Dias, tranquilizou os servidores quanto ao futuro da unidade. “Nosso projeto de parceria tem duas premissas: aumentar o acesso e a qualidade dos serviços prestados ao SUS e que o servidor não seja prejudicado. Tenham a tranquilidade de que essa parceria vai possibilitar uma casa de saúde melhor. Vejam como uma oportunidade”, salientou.

Os demais serviços oferecidos pela CSSFé, incluindo a Linha de Cuidado das Pessoas Acometidas pela Hanseníase, serão mantidos sob gestão da Fhemig. Também será garantido a esse paciente o uso dos equipamentos e da estrutura do hospital.

Casa de Saúde Santa Fé

A unidade foi fundada em 1942, no âmbito da política sanitária da hanseníase implantada no Brasil em 1923.

Com os avanços no tratamento da doença e fim da determinação de isolamento de pacientes, as “colônias” foram revocacionadas, assumindo a oferta de tratamento de reabilitação e cuidados prolongados.

A CSSFé conta, ainda, com serviço de Dermatologia Sanitária, que atua integrado ao ambulatório de Feridas Crônicas. A unidade possui habilitação para Atenção Integral em Hanseníase – Tipo II, o que fortalece o papel histórico da unidade no tratamento da doença e também a torna referência para a assistência a outras patologias, como câncer de pele e dermatoses ocupacionais.

 

 

 

Fonte: Agência Minas

 

Foto:  Fernanda Moreira Pinto

 

Compartilhe:
Exit mobile version