quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Estação Férrea de Sobradinho, patrimônio histórico municipal tombado em 2006 durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, está em processo de restauração. Localizada no Km 662,358 da Linha Catalão, a construção histórica está sendo recuperada com um investimento que totaliza quase R$ 3 milhões, com previsão de conclusão para 2025.

Atualmente, as obras da segunda etapa de restauração estão 40% concluídas, com o restauro da estrutura da casa do portador já finalizado. O trabalho incluiu a recuperação de portas, janelas, cobertura e pisos, além da construção de anexos à casa do portador e à estação, além de melhorias no entorno, como estacionamento e paisagismo. A primeira fase da obra, que envolveu a reestruturação da estação e da caixa d’água e a reconstituição da fachada, foi concluída em maio de 2022.

Estação Férrea de Sobradinho

Inaugurada em 15 de novembro de 1896, a Estação Férrea de Sobradinho fazia parte da antiga Companhia Mogiana Estrada de Ferro e funcionou até 1971. O conjunto arquitetônico original era composto pela estação principal, um depósito de areia, uma caixa d’água, e a casa do telégrafo. A estrutura foi construída com tijolos importados da Inglaterra e coberta com telhas francesas, apoiadas em estrutura de madeira.

Projeto de preservação e restauração

O projeto de preservação visa restaurar a Estação Férrea de Sobradinho, que possui 129,90 m², a caixa d’água (11,80 m²), e a casa do portador (110,00 m²), além de construir anexos à estação (61,02 m²) e à casa do portador (74,63 m²). A reconstituição da fachada norte também faz parte do projeto, que inclui ainda a criação de uma área de 23.132 m² ao redor da estação para diversas atividades, com paisagismo.

A primeira fase da restauração foi realizada pela ABF Constech LTDA, enquanto a atual fase está sendo executada pela Demark Serviços LTDA. A recuperação da estação visa preservar não apenas um marco histórico, mas também revitalizar o espaço para usos culturais e turísticos no município.

Com as informações da Prefeitura de Uberlândia

Fotos: Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação

Compartilhe:
Exit mobile version