O espetáculo Trem de Minas, apresentado no último domingo (1º) no Espaço Fernando Sabino, em Viçosa, encantou e emocionou o público presente com uma vibrante mistura de danças urbanas e ballet clássico, em homenagem à rica cultura de Minas Gerais. A apresentação foi realizada pelos alunos do projeto sociocultural Passos para um Futuro e reuniu quase 250 crianças e adolescentes que subiram ao palco para celebrar as tradições, a fé e as belezas naturais do estado.
Com direção artística de Kátia Vitalino, o espetáculo contou com coreografias criadas por diversos profissionais da dança, como Adriano Ramos, Bianca Caparelli, Bianca Mabiny, Hester Paes, Isabela Querino, Jean Carlo do Nascimento e Rafael Gregório. A coordenadora do projeto, Kátia Vitalino, destacou a importância da apresentação como uma nova versão do trabalho Olhando Minas pela Janela, realizado pelo Núcleo de Arte e Dança nos anos 1990. “Foi emocionante ver a obra ganhando nova vida em 2024. Percebi o quanto nossos alunos cresceram artisticamente e como cidadãos”, afirmou Kátia.
O evento foi um marco para a cidade, e o público, composto por famílias de vários bairros de Viçosa, não poupou elogios. “Foi perfeito e inesquecível”, disse Thainara Costa, que viu sua filha, Graziela, brilhar no palco. Já Cibele de Paula comentou a dedicação dos participantes: “Todos brilharam. Gostei de tudo”. Daniele Avillez, uma grande apreciadora da dança, também se emocionou: “Foi uma experiência maravilhosa ver Minas sendo representada assim.”
O projeto Passos para um Futuro é realizado com o apoio da Lei Rouanet e patrocínio da Eletrobras, contando com a parceria do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e o Ministério da Cultura – Governo Federal. A coordenadora Kátia Vitalino enfatizou a relevância do projeto para Viçosa: “A arte tem mobilizado e transformado a vida das famílias da cidade, contribuindo para um futuro mais cultural e educado.”
Informações e fotos: Folha da Mata