A partir desta segunda-feira (23) até domingo (29), o Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades on-line e presenciais que integram a programação da 18ª Primavera dos Museus.
Com o tema Museus, acessibilidade e inclusão, esta edição fomenta discussões sobre as condições de acesso e a eliminação de barreiras nos espaços museais, sejam urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas.
O evento oferece roda de conversa sobre a comunidade surda, visita mediada acessível em Libras e uma oficina afetiva para pessoas acima de 60 anos. A programação visa ampliar perspectivas sobre a memória como dimensão vital para a construção da acessibilidade e para a promoção da inclusão.
Atividades presenciais
No Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte.
Sessão de planetário: Astronomia indígena com Libras
Data: sábado e domingo, 28 e 29 de setembro de 2024
Horário: 13h
Descrição: A sessão, acessível em Libras, aborda as formas de interpretar os objetos celestes no céu, com base em perspectivas, saberes e costumes dos povos da etnia indígena guarani.
Ingressos: R$14 (inteira) e R$7 (meia entrada). Os ingressos devem ser adquiridos na recepção, do museu no dia da atividade, com pagamento via cartão de débito ou pix.
Público: todos os públicos
Duração: aproximadamente 15 minutos
Vagas: 65
Bate-papo com Gabriel Benfica + Rolê Libras no museu
Data: sábado, 28 de setembro de 2024
Horário: das 14h às 15h
Descrição: Gabriel Benfica, pessoa surda, artista e estudante de Direito na UFMG, vai conduzir um bate-papo sobre a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), abordando sua trajetória e suas vivências. A atividade também inclui o Rolê Libras no museu, em que os participantes visitarão as exposições do Espaço do Conhecimento de maneira acessível, lúdica e interativa.
Ingressos: retirada duas horas antes da atividade
Classificação etária: a partir de 10 anos
Vagas: até 30 participantes
Oficina Fuxicando histórias
Data: domingo, 29 de setembro de 2024
Horário: 15h às 16h
Descrição: Oficina coletiva de confecção de fuxicos e compartilhamento de histórias. Ao final da atividade, os participantes terão construído um tapete que interliga suas histórias e experiências na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ingressos: retirada duas horas antes da atividade
Público: pessoas acima de 60 anos e outros interessados
Vagas: até 15 participantes
Que sinal é esse?, exibição na fachada digital
Data: 23 a 29 de setembro de 2024
Horário: 18h
Descrição: O Espaço do Conhecimento exibe, em sua fachada digital, palavras e termos relacionados às suas exposições e ações na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade integra a programação do Setembro da Inclusão.
Atividades virtuais
O museu promoverá também atividades online que incentivam a interação do público e a reflexão sobre acessibilidade e inclusão.
Dedo na tela: O que é, o que é? Sinais na Libras
Data: segunda, 23 de setembro de 2024
Horário: 10h
Descrição: Imagens em zoom apresentam termos e sinais pertencentes ao universo do Espaço do Conhecimento na Língua Brasileira de Sinais.
Públicos: todos os públicos
Local: stories do Espaço do Conhecimento no Instagram
Hoje é dia de quiz: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Data: quarta, 25 de setembro de 2024
Horário: 14h
Descrição: Por meio de uma sequência de perguntas, o público virtual do museu poderá testar seus conhecimentos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sua importância para inclusão e acessibilidade.
Públicos: todos os públicos
Local: perfil do Espaço do Conhecimento UFMG no Instagram
Dê o seu palpite: Conhecendo personalidades da comunidade surda
Data: sexta, 27 de setembro
Horário: 12h
Descrição: A atividade interativa apresenta ao público importantes personalidades da comunidade surda para a história da ciência, cultura e arte.
Públicos: todos
Local: perfil do Espaço do Conhecimento no Instagram
Sábado com Libras virtual
Data: sábado, 28 de setembro de 2024
Horário: 12h
Descrição: O vídeo, acessível em Libras, reflete sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o ODS 10 (Redução de desigualdades).
Públicos: Todos
Local: canal do Espaço do Conhecimento no YouTube
Fonte: UFJF
Fotos: Divulgação | Espaço do Conhecimento UFMG