Estão abertas as inscrições para a Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). As inscrições devem ser realizadas do dia 10 de fevereiro de 2025 a 10 de março de 2025, pelo site: https://sigae.esp.mg.gov.br
A especialização será em regime presencial, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte, é gratuita e tem como objetivo possibilitar a formação crítico-reflexiva de trabalhadoras/es do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, visando ao fortalecimento do SUS.
Serão ofertadas 37 (trinta e sete) vagas e o curso é destinado a trabalhadoras/es com nível superior, atuantes no estado de Minas Gerais, em instituições que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), vinculadas a qualquer esfera administrativa (municipal, estadual ou federal). No caso de instituições hospitalares filantrópicas, serão consideradas apenas aquelas que possuem, no mínimo, 60% de atendimento SUS, conforme previsto na Lei Complementar n° 187, de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui para acessar o edital completo, com todas as informações referentes ao processo seletivo.
O processo seletivo das/os discentes que tiverem suas inscrições deferidas, será feito por meio da avaliação do curriculum vitae, com a devida comprovação documental, e da avaliação da Carta de Intenções.
O resultado final da seleção será publicado no site da ESP-MG, no dia 14/04/2025, com divulgação das/os candidatas/os classificadas/os para convocação de matrícula.
Sobre o curso
A especialização lato sensu em Saúde Pública é a mais tradicional da ESP-MG. Ela foi ofertada pela primeira vez, em 1947 e em 2017, o curso obteve o certificado de Acreditação Pedagógica, emitido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
De acordo com uma das coordenadoras da especialização e trabalhadora da ESP-MG, Juliana Mesquita, esta especialização vem atravessando diversos períodos históricos do país. “A primeira oferta desta especialização foi em 1947, logo após a inauguração da Escola, que ocorreu em 1946, e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, retomamos sua oferta contínua do curso”, disse.
Ela também explica que que a saúde pública é baseada em um tripé: epidemiologia, gestão e assistência (cuidado). “Nesse sentindo, nós temos disciplinas que perpassam por todas essas áreas. Assim, nossas alunas e alunos passam por um processo de aprendizado sobre esses temas e chegam, ao final, na elaboração de um trabalho de final de curso, que é realizado a partir de toda essa reflexão que é feita ao longo do curso”, detalhou.
Ao final da especialização as alunas e alunos serão sanitaristas, profissão que foi regulamentada pela Lei 14.725, de 2023. As atribuições do sanitarista incluem planejar, coordenar e avaliar ações de saúde; definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde; coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais. São atribuídas ainda ao sanitarista atividades das áreas de epidemiologia, ciências sociais e políticas públicas de vigilância sanitária.
O curso terá carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas de aulas presenciais e 40 (quarenta) horas destinadas à elaboração e à apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perfazendo carga horária total de 400 (quatrocentas) horas. Terá duração de 18 (dezoito) meses, com previsão de início em maio de 2025 e término em novembro de 2026, sendo 15 (quinze) meses letivos com aulas presenciais e três meses para desenvolvimento do TCC. As atividades letivas serão concentradas em três dias por mês, de quarta à sexta-feira, de 8h às 17h.
As atividades presenciais do curso serão realizadas nas dependências da ESP-MG, situada à Avenida Augusto de Lima, nº 2.061, bairro Barro Preto, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Também poderão ser utilizadas as instalações da unidade da ESP-MG Geraldo Campos Valadão, situada à Rua Uberaba, nº 780, bairro Barro Preto, do mesmo município.
Confira abaixo o passo a passo para realizar o cadastramento no sistema e posterior inscrição no processo seletivo:
Acessar o endereço sigae.esp.mg.gov.br
Fazer cadastro criando usuário e senha.
No campo: Usuário – clicar em Inscrições Abertas.
Selecionar: Inscrição Especialização em Saúde Pública – Turma 2025-2026
Fazer a inscrição preenchendo as informações solicitadas e anexando todos os documentos exigidos. Os documentos devem estar em arquivo em formato PDF.
A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado.
Fonte e foto: Secretaria de Estado de Saúde