A Escola Municipal Paraíso Garcia, em Santa Rita de Ibitipoca, no Campo das Vertentes, realiza com seus alunos um projeto de horta escolar com assistência da técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
A iniciativa começou em junho de 2024 e apresenta resultados positivos. O objetivo é promover a sustentabilidade e estimular o empreendedorismo entre os alunos. Além da Emater, a escola conta com a parceria da prefeitura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o banco Sicoob.
A diretora da escola, Rita Helena de Oliveira Guimarães, explica que a decisão de elaborar a horta partiu dos professores. “Buscando por um tema que poderia atender da educação infantil até o fundamental, chegou-se à horta escolar”, relata a diretora. O terreno da horta foi preparado com base em práticas conservacionistas, como os terraços em nível, que ajudam na retenção da água, na sua infiltração no solo, evitando a erosão.
Professores e estudantes contam com orientações técnicas dos extensionistas da Unidade Regional da Emater-MG de Juiz de Fora, na Zona da Mata. No espaço, são cultivados alface, almeirão, beterraba, cenoura, repolho, pimentão, quiabo, mandioca, couve, temperos e chás. A produção é destinada à merenda escolar e às famílias dos alunos.
“Os alimentos colhidos na horta não apenas proporcionam satisfação e alegria aos estudantes, mas também ajudam a evitar o desperdício, contribuem para a economia e garantem uma alimentação mais saudável. Assim, o desejo de cultivar e colocar a proposta em prática, se transformou em um sonho concretizado”, diz a diretora.
Todos os alunos da instituição estão envolvidos na manutenção da horta. Eles participam ativamente, aprendem sobre agricultura, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente. Segundo a professora responsável pela horta, Cleide de Almeida, eles aprendem sobre “planejamento, preparo do solo, semeadura, plantio, nutrição das plantas, controle de ervas daninhas e colheita”.
O extensionista da Emater-MG, Paulo Roberto Garcia, ressalta os resultados da iniciativa. “A produtividade da horta é excelente, em apenas 21 dias colhemos alfaces com mais de um quilo”. Porém, segundo ele, a maior satisfação é ver “as crianças colherem e levar para casa as hortaliças que elas plantaram. Assim, elas podem mostrar para os pais como o projeto é relevante na vida delas”, afirma o extensionista.
Fonte: Agência Minas
Foto: Emater-MG / Divulgação