A Escola Municipal Georg Rodenbach, localizada no bairro Grama, região nordeste da cidade, contará, a partir do mês que vem, com um biodigestor, equipamento que transforma materiais orgânicos em biogás e biofertilizante. Sob a coordenação do Instituto Epros, a instalação ocorreu em setembro e agora está em sua fase final. Basicamente, o biodigestor é um sistema que acelera o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio.
Além de reduzir os custos, já que o gás produzido será utilizado na cozinha da escola, o biodigestor permitirá o reaproveitamento de resíduos orgânicos, promovendo, entre os 570 estudantes da instituição, práticas de economia circular e conscientização ambiental.
O equipamento até já ganhou uma pintura especial, tendo como modelo o mascote Jorginho, um ilustre vira-lata caramelo que costuma aparecer na escola durante a entrada e a saída das turmas. Com o biodigestor, a direção da E. M. Georg Rodenbach pretende integrar o aprendizado sobre sustentabilidade nas disciplinas de forma extracurricular, envolvendo estudantes, professores e funcionários. A iniciativa busca conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da gestão de resíduos e das energias renováveis, fazendo com que todos os envolvidos vivenciem, na prática, conceitos importantes de preservação ambiental e cidadania.
Fonte e Foto: Prefeitura de Juiz de Fora