A EPR Via Mineira iniciará em 6 de agosto a operação de 232 quilômetros da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Na última segunda-feira (29), a concessionária detalhou as isenções e descontos que serão aplicados aos usuários do trecho. Veículos de passeio ou leves que utilizarem o pagamento por TAG (cobrança eletrônica) terão um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%, enquanto as motocicletas serão isentas do pedágio.
Além disso, a operação prevê um Desconto de Usuário Frequente (DUF), ou desconto progressivo, de até 70% para usuários que frequentam o trecho com regularidade, válido a partir do início das operações das praças de pedágio. A EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio, estabelecida pela ANTT em R$ 12,70 para veículos leves.
Antes da nova tarifa, o valor cobrado para veículos leves era de R$ 6,30, o que gerou reclamações localizadas. A nova tarifa será aplicada nas praças P1, em Itabirito; P2, em Conselheiro Lafaiete; e P3, em Barbacena.
Fonte e fotos: Agência Infra