Em continuidade ao ciclo de visitas às regionais em todo o estado, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizou, na quinta-feira (03), o encontro com servidores que atuam na sede e nas unidades regionais Central Metropolitana.
O evento aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, com ampla participação dos servidores das quatro casas que compõem o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O objetivo do evento foi ouvir demandas e sugestões para otimização da prestação dos serviços ambientais. Na abertura da reunião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou a importância de mais uma rodada dos encontros para ouvir os servidores.
“É essencial que tenhamos esse momento de diálogo aberto e livre com todos. É uma ação de gestão, pois a partir das sugestões podemos buscar as melhorias. Fazemos questão de ir a cada uma das regionais com toda a equipe de dirigentes para ver a realidade e as dificuldades, buscando otimizar nossa forma de formular as políticas públicas e melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores”, avaliou a secretária.
Também participaram do encontro o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues; o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar; o presidente da Feam, Rodrigo Franco; o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca; além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais (Sindsema) e demais dirigentes.
Durante o encontro, o chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Semad, Éder Rocha Coura, apresentou o resultado das ações levantadas durante o ciclo de visitas realizadas entre 2021 e 2023. As demandas foram distribuídas por temáticas como “Alinhamento e comunicação institucional”, “Estrutura administrativa, operacional e financeira”, “Gestão e desenvolvimento de pessoas”, “Regularização ambiental”, entre outras.
“Nosso objetivo também é esclarecer e apresentar para os servidores todos os canais que eles têm acesso para expor suas demandas”, conclui Éder.
Os servidores também tiveram a oportunidade de trazer suas demandas, pontuar os problemas e sugerir melhorias para a gestão ambiental em Minas.
Fonte: Sisema
Foto: Robson Santos / Sisema