sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na tarde do último sábado, 21 de setembro, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora recebeu um encontro significativo entre o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e os catequisandos. Crianças, adolescentes, catequistas e pais se reuniram para uma catequese diferenciada, enriquecendo a experiência espiritual da comunidade.

Anualmente, esse momento é promovido para que Dom Gil instrua os participantes sobre a vida na casa do Pai, a origem e o propósito da fé, além de explicar os símbolos do local sagrado. Luzia Helena Fonseca, Coordenadora da Catequese da Catedral, comentou: “Esse é o quarto ano que Dom Gil está conosco. A cada ano, sentimos, pela fala das crianças e das famílias, a importância de ter nosso pastor entre nós. Ele vem com o coração aberto e agrega muito; as crianças ficam apaixonadas por sua presença.”

O Arcebispo destacou que o encontro funciona como um reforço à catequese, abordando temas fundamentais. “Estamos aqui reforçando as partes mais importantes da catequese. Eles também fizeram perguntas sobre o simbolismo da Catedral, que tem formato de cruz. Ao entrar, a pessoa mergulha no mistério da cruz e é cercada por vários símbolos”, explicou.

Dom Gil utiliza uma didática envolvente, aproveitando sua experiência como professor para apresentar os ensinamentos de forma acessível. “Achei muito legal; ele falou de uma maneira que deu para entender bem. Gostei que ele explicou sobre a igreja e a importância de conversar com Jesus. Ele resumiu muito bem que devemos amar Jesus, e isso foi muito legal”, disse Luísa Vilar, catequisanda da Perseverança.

Para Marcos Guilherme, da Turma da Crisma, o momento foi uma oportunidade de aprendizado. “Achei a catequese muito legal. Ele ensinou sobre as coisas da igreja, que é importante saber, ajudando a gente a caminhar em direção ao céu, que é nosso objetivo. Sempre é bom saber mais!”, afirmou.

Atualmente, a catequese da Catedral conta com 18 turmas e 230 inscritos. O Pároco local, Pe. João Paulo Teixeira Dias, destacou: “É um trabalho bonito, realizado há muitos anos em nossa Casa Mãe, a Catedral Metropolitana. Foi uma tarde especial!”

Após o encontro, as crianças participaram da Santa Missa, que contou com a presença de muitos fiéis. Elas encantaram os presentes ao cuidarem da liturgia da celebração, presidida pelo Arcebispo. Durante a missa, foi feita uma homenagem a Dom Gil, que completará 74 anos no próximo dia 9 de outubro e celebrará 25 anos de Episcopado no dia 19.

Fonte e foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version