Potencialidades e desafios para a sustentabilidade no Polo Matas de Minas. Esse foi foco de seminário realizado em Muriaé, na quarta-feira, dia 6/11. O evento promovido pela Emater-MG reuniu cerca de 170 pessoas, entre agricultores e extensionistas.
A programação do Seminário de Sustentabilidade no Polo Matas de Minas reuniu palestras e a apresentação de experiências bem-sucedidas. Entre as potencialidades da região, por exemplo, estão as possibilidades de energia renovável, turismo ecológico, mercado de crédito de carbono e agricultura sustentável. Já os desafios estão relacionados à sucessão familiar, adaptação às mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição e gestão dos recursos hídricos, entre outros.
De acordo com o palestrante e coordenador estadual de Sustentabilidade Ambiental da Emater-MG, Gilmar Gonçalves, por meio do Projeto Regional de Desenvolvimento do Polo Matas de Minas, a Emater-MG tem desenvolvido diversas ações, como a construção de bacias de captação de água de chuvas, terraços, regularização de uso de recurso hídricos e saneamento rural.
O Polo Matas de Minas é composto por 161 municípios. Todas as ações estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte do Pacto Global da ONU.
Fonte e foto: Emater-MG