A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) tem implementado técnicas para ajudar os produtores rurais a enfrentarem os desafios impostos pela estiagem, intensificados pelas mudanças climáticas. Entre as principais orientações estão a construção de bacias de captação de água da chuva, conhecidas como “barraginhas”, e o uso de plantas de cobertura do solo. Essas práticas visam garantir a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade na agricultura.
De acordo com o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Bernardino Cangussu, o aumento da temperatura média e o déficit hídrico são preocupantes para a produção agrícola. As plantas de cobertura, cultivadas em consórcio com culturas comerciais, ajudam a evitar erosões, aumentar a porosidade do solo e facilitar a infiltração de água. Além disso, a construção de bacias de captação de água e a técnica de terraceamento contribuem para a retenção de água durante as chuvas, beneficiando a agricultura em períodos de estiagem.
Na região Norte de Minas, onde a seca tem sido severa, a Emater-MG tem orientado mais de 50 mil produtores sobre a produção de alimentos para o rebanho e implementado ações de conservação de solo, como a abertura de bacias de captação e a construção de terraços. Essas medidas visam reter e infiltrar mais de 12 milhões de metros cúbicos de água anualmente, além de fornecer apoio a agricultores afetados pela estiagem.
Fonte e fotos: Emater MG