A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) concluiu um novo levantamento sobre as agroindústrias familiares do estado. O estudo identificou 32.615 unidades de processamento em 737 municípios mineiros, revelando que, em 2023, essas agroindústrias produziram mais de 148 mil toneladas de produtos.
De acordo com o relatório, 98,1% das agroindústrias familiares em Minas Gerais são de propriedade individual, ou seja, pertencem a uma única família. Este levantamento faz parte do Safra Agroindústria, um sistema eletrônico criado pela Emater-MG para apurar e inserir dados da produção de alimentos anualmente.
Laura Peres de Castro Penna, assessora técnica da Emater-MG e coordenadora do levantamento, destacou a importância do Safra Agroindústria: “O sistema não só fornece uma visão detalhada e atualizada do setor, mas também facilita a implementação de políticas públicas mais eficazes, apoiando o crescimento e a sustentabilidade das agroindústrias familiares e de pequeno porte.”
Um exemplo de sucesso é o laticínio de Ligiane Copati de Almeida, em Queluzito, que produz iogurtes artesanais. Com uma formação em enfermagem, Ligiane e seu marido montaram um laticínio em uma propriedade arrendada, onde processam semanalmente cerca de 400 litros de leite para fabricar 19 sabores diferentes de iogurte. As frutas usadas também vêm da propriedade.
Ligiane destaca que a Emater-MG foi crucial para o desenvolvimento do negócio: “A técnica da Emater foi fundamental para nossa profissionalização. Ela acompanhou todo o processo, desde o projeto inicial.”
O laticínio, que já possui habilitação sanitária, planeja investir em uma câmara fria e uma envasadora para expandir suas vendas, que atualmente alcançam empórios em Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Igarapé, Lavras e Ouro Preto.
Fonte e fotos: Emater-MG.