domingo, 1 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O cafeicultor Marcelo Assis Nogueira, do município de Campos Altos, foi o Grande Campeão do 2º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado. O café produzido por ele, que também venceu a categoria Café Cereja Descascado, recebeu a maior nota geral. Os vencedores do concurso, promovido pela Emater e o Sicoob Cediara, foram anunciados na sexta-feira (29), em solenidade realizada no município de Araxá.

Flávio Marcio Ferreira da Silva, também de Campos Altos, venceu a categoria Café Natural. A produtora destaque em Sustentabilidade foi a cafeicultora, Maria Abadia Guimarães Borges Santos, do Município de Ibiá.

“O concurso destaca o potencial da nossa região na produção de cafés especiais. Com alta pontuação, os grãos refletem a dedicação dos produtores e o suporte técnico da Emater-MG, que tem contribuído para o aprimoramento das práticas agrícolas e a valorização do café local. O resultado oficial será anunciado no dia 29 em Araxá, momento em que celebraremos a excelência da cafeicultura regional”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Resende.

Disputa

Participam do concurso cafeicultores dos municípios de Araxá, Sacramento, Tapira, Perdizes, Ibiá, Pratinha e Campos Altos. Ao todo foram inscritas 35 amostras de café arábica produzidas em 2024, que concorreram nas categorias Natural e Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A iniciativa busca estimular a melhoria da qualidade de vida do cafeicultor, através da agregação de valor, da promoção e do consumo de cafés de qualidade, gerando renda e prosperidade por meio da produção sustentável.

A comissão de jurados, formada por oito integrantes, avaliou os grãos a partir de aspectos físicos e sensoriais, como, por exemplo, umidade, cor, sabor e acidez. Após duas etapas foram classificadas 18 amostras, que obtiveram nota superior a 85 pontos de acordo com a metodologia da Associação de Cafés

Especiais (SCA).

Desse total, sete pertencem a propriedades inseridas no programa estadual Certifica Minas Café, que orienta os produtores na adequação às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas reconhecidas internacionalmente.

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com prêmio em dia no valor de até R$ 1.750,00 e uma cesta de produtos do Sicoob Crediara. O concurso teve o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e prefeitura de Araxá.

Vencedores

Categoria Café Natural

1º Flávio Marcio Ferreira da Silva – Município de Campos Altos

2º Ciro Sousa Alvarenga – Município de Pratinha

3º José Severino de Paula Neto – Município de Araxá

Café Cereja Descascado

1º Marcelo Assis Nogueira – Município de Campos Altos

2º Maria Clara Sant Anna de Carvalho – Município de Campos Altos

3º Édson Luiz Ignácio – Município de Tapira

Grande Campeão

Marcelo Assis Nogueira – Município de Campos Altos

Produtora destaque na cafeicultura – Sustentabilidade

Maria Abadia Guimarães Borges Santos – Município de Ibiá

Fonte e foto: Emater-MG

Compartilhe:
Exit mobile version