sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Emater-MG tem contribuído para uma alimentação adequada de famílias em situação de vulnerabilidade social, em Resende Costa, no Campo das Vertentes. A Emater-MG atua no projeto Horta Socioeducativa, no presídio de Resende Costa, que tem como objetivo promover o acesso à alimentação de qualidade, priorizando práticas agroecológicas. Por meio dessa iniciativa, instituições filantrópicas e associações comunitárias são beneficiadas com doações de alimentos.

A parceria, iniciada em 2023, conta com a assistência técnica contínua da Emater-MG desde a formação dos canteiros e preparo do solo até a colheita e entrega dos alimentos. De acordo com a extensionista do escritório local de Resende Costa, Marina Moreira Rocha, até agosto de 2024, foram entregues 12,5 toneladas de alimentos colhidos nas hortas para o Asilo São Camilo de Lélis, o Hospital Nossa Senhora do Rosário, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e associações comunitárias são beneficiados com as doações do projeto.

Andreia Cristina de Miranda, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro do Tejuco, ressalta que a ajuda “tem um impacto muito bom, são mais ou menos cem pessoas no bairro, todas vêm buscar os alimentos, são verduras fresquinhas”. Já a presidente da Apae de Resende Costa, Marieta Barbosa, destacou a redução dos gastos com alimentação. “Os recursos que eram disponibilizados para essa área, ficaram disponíveis para outras despesas da instituição”.

A direção do presídio realiza a compra dos insumos necessários para as hortas e pecuaristas disponibilizam esterco para o preparo do solo. Por meio de capacitações conduzidas pela Emater-MG, tem sido possível qualificar e promover a ressocialização dos detentos.

 

Fonte e foto: Emater

Compartilhe:
Exit mobile version