Na sexta-feira, dia 13, o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Freitas, se reuniu com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, com o objetivo de discutir uma série de ações conjuntas de modo que desenvolvimento no campo esteja alinhado com a preservação ambiental de forma equilibrada e sustentável para o meio rural. O encontro aconteceu na sede da empresa, em Belo Horizonte.
A parceria tem o objetivo comum de multiplicar na Extensão Rural – utilizando capilaridade da Emater-MG, presente em 816 municípios – orientações importantes para os produtores, como a importância da adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de outras políticas públicas.
Outras políticas públicas sustentáveis potencializadas pela atuação da Emater-MG consistem no mapeamento pelo Zoneamento Ambiental e Produtivo/ZAP; conscientização do produtor rural quanto práticas que equilibram a produção agrícola e a preservação ambiental, além da regularização dos recursos hídricos e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Entre as iniciativas apresentadas pela Emater-MG está o sistema simples de tratamento de esgoto sanitário nas áreas rurais que já está em operação em mais de 3,5 mil propriedades mineiras. São os Tanques de Evapotranspiração (Tevap), espécie de fossa ecológica.
Também participaram da reunião, o secretário Adjunto da Semad, Leonardo Rodrigues; e a chefe de gabinete Letícia Capistrano; o diretor do Instituto de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca; o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar; o presidente da Feam, Rodrigo Franco; o gerente do Departamento Técnico Milton Nunes; o gerente do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Mário Fernando Tejada e a gerente da Divisão do Sistema Integrado de Gestão, Elisângela Vieira.
Fonte e Fotos: Emater Minas