Em desdobramento a investigações que apuram furto, receptação e adulteração de automotores, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou, em Sete Lagoas, região Central do estado, um galpão utilizado para desmonte ilegal de caminhonetes de luxo. No momento da ação policial no endereço, dois homens, de 19 e 22 anos, foram presos em flagrante desmanchando um veículo do tipo, furtado no dia anterior.
Os trabalhos da PCMG foram conduzidos pela equipe da 1ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), na terça-feira (28/1), e apresentado em coletiva de imprensa hoje (3/2).
De acordo com o titular da unidade, delegado Filype Utsch, a dupla já estava sendo monitorada. “A caminhonete foi recuperada e restituída ao proprietário. E, no local, também encontramos peças que calculamos ser de no mínimo outras cinco, com valor estimado por unidade de R$ 300 mil, ou seja, R$ 1,5 milhão no total”, informou.
No interior do galpão, os policiais civis apreenderam diversas partes e peças avulsas, sem identificação, de caminhonetes de alto padrão, tais como portas, capôs, caçamba, tampas traseiras, para-choques, bancos e componentes elétricos. Além disso, foi arrecadado um par de placas com indícios de falsificação e aparelhos utilizados na subtração de veículos.
Trabalho investigativo
A dupla detida foi autuada pelos crimes de adulteração de sinais identificadores e receptação, com encaminhamento ao sistema prisional. Conforme adiantou o chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, as apurações, iniciadas em 2024, giram em torno de organizações criminosas. “Vários integrantes vêm sendo presos e esse trabalho continua”, afirmou.
As investigações prosseguem com a finalidade de identificar outros envolvidos no esquema e elucidar os fatos em sua totalidade.
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: Divulgação/PCMG