A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na quinta-feira (30/1), operação para desarticular um esquema de sonegação fiscal e falsificação documental em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que gerou prejuízos milionários aos cofres públicos. A ação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Parcelamento tributário
As investigações, iniciadas em agosto de 2020, apontam que os suspeitos atuavam em um esquema de fraudes tributárias envolvendo empresas localizadas no Distrito Industrial João de Almeida, em Ribeirão das Neves, e no município de Belo Horizonte.
Segundo apurado, os investigados utilizavam falsificação de assinaturas e fraudes em processos administrativos para obter parcelamentos tributários vantajosos de maneira irregular.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks, HDs externos, pen drives, cartões bancários, cheques e diversos documentos. Também foi recolhido um veículo registrado em nome de um dos investigados, que será colocado à disposição da Justiça.
Os seis investigados foram indiciados pelos crimes de sonegação fiscal, associação criminosa e uso de documento falso. As investigações continuam para análise do material apreendido e obtenção de novas provas.
A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes, por meio da 1ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária.
Fonte e foto: Polícia Civil de Minas Gerais