A Polícia Civil de Minas Gerais acordou que Wagner Orlandelli Martin, de 37 anos, faleceu em motivo de intoxicação alimentar, causada por uma substância usada como pesticida.
O ocorrido foi registrado em janeiro de 2024, em Patrocínio, durante um churrasco realizado pela empresa 4 Folhas. Além de Martin, outras cinco pessoas foram hospitalizadas com sintomas graves após o evento.
Após o incidente, uma perícia da Polícia Civil fez uma coleta de amostras de alimentos e bebidas ingeridas durante uma confraternização, além de materiais biológicos das vítimas para análises.
O inquérito foi finalizado na sexta-feira (10). De acordo com a polícia, foi detectada a presença de uma substância terbufós nas vítimas, um pesticida organofosforado.
Testes complementares confirmaram a presença do mesmo composto químico no sangue de outras vítimas. Contudo, as análises dos alimentos recolhidos não encontraram substâncias tóxicas.
Em janeiro de 2024, um relatório elaborado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e divulgado pela Prefeitura de Patrocínio indicava que os trabalhadores sofreram intoxicação por agrotóxicos do tipo organofosforados.
Os documentos foram enviados à Justiça e estão aguardando a avaliação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Com informações: G1
Foto: Redes sociais