O primeiro passo para a aplicação de um tratamento correto é a realização de um diagnóstico seguro, que esclareça o caso e apoie a decisão dos médicos, principalmente, no contexto de urgência e emergência, em que as resoluções exigem mais rapidez. Nesse sentido, o Centro de Imagens do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) vem cumprindo seu papel, trazendo mais agilidade, segurança e comodidade para quem busca atendimento.
Os números, que vêm crescendo anualmente, confirmam a importância do centro de Imagens. Somente entre janeiro e novembro de 2024, foram realizados 70.383 exames de raio-x, utilizando os aparelhos fixo e móveis, número 24% maior do que o registrado no ano anterior (56.697). Outro destaque foram as tomografias, com 19.074 exames, também superando os índices de 2023 (17.968). “O propósito do Centro de Imagem é exatamente oferecer maior segurança assistencial para o paciente, com diagnósticos mais precisos e entregues de maneira ágil. Isso permite que as equipes médicas decidam pelo tratamento adequado, de maneira mais assertiva, reduzindo, inclusive, o tempo de internação do paciente”, afirmou a gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT, Ana Carolina Santiago.
A telerradiologia, na qual as imagens são enviadas para uma empresa externa para a elaboração dos laudos durante os plantões noturnos, também vem se destacando, chegando, até agora, aos 15.799 procedimentos desde o início em outubro de 2023. Foram realizados ainda, no período entre janeiro e novembro de 2024, 2.635 ecocardiogramas, número 78% maior do que no mesmo período do ano anterior (1.483); ainda, 1.399 duplex scan e doppler de vasos; 2.873 ultrassonografias; 1.255 endoscopias; e 531 colonoscopias.
Fonte e foto: Prefeitura de Contagem