Entre os dias 22 e 25 de agosto, o distrito de Taboão, em Bom Jardim de Minas, celebrou o torneio leiteiro, festividade que já se tornou uma tradição. Produtores, público e amantes do mundo rural de toda região se reuniram para a competição que emocionou do início ao fim.
A quinta edição do Torneio Leiteiro também acontece junto à 6ª Cavalgada da Amizade, que demonstra a conexão entre homem e animal, rodeio e a Festa da Apropec. E a programação pensada para reunir esses três eventos não deixou ninguém parado!
No primeiro dia de festa (22), aconteceu a chegada dos animais com a esgota. No dia seguinte, logo cedo, foi feita a primeira ordenha. À noite, logo após a segunda ordenha, houve a primeira noite de montaria do rodeio e na sequência, show com Gilson Bigodin do Brasil.
No sábado (24), a terceira ordenha deu início a mais um dia de intensas atividades. A 6ª edição da Cavalgada da Amizade reuniu cavaleiros e amazonas em um percurso marcado pelas belezas naturais da região e pelo companheirismo e ligação entre homem e cavalo. Logo após, houve as emocionantes provas de Tambor e Baliza. No início da noite, a quarta ordenha deixou a disputa ainda mais acirrada no torneio leiteiro e mais tarde, foi a vez dos peões mais uma vez irem à arena. O show da noite ficou a cargo da dupla Felipe & Luan.
No domingo, último dia de festa, foi a hora de começar a se despedir de dias de alegria e adrenalina proporcionado pelas competições. Pela manhã aconteceu a final do torneio leiteiro. A premiação foi entregue à noite, em um momento de muita emoção para todos que participaram da competição. Além de uma disputa, o ambiente do torneio leiteiro se torna um espaço de troca de experiências entre os produtores e criação de laços de amizade e respeito entre eles.
Os animais foram divididos nas categorias Novilhas, Curraleira 20 kg, Curraleira 30 kg e Grande Campeã. Na categoria Curraleira 30 kg, em primeiro lugar ficou a vaca Tabaca, do produtor Everaldo, com 75,260 kg; na segunda colocação, o animal Saudade, do produtor Daniel, com total de 74,700 kg, e na terceira posição, o animal Meia Noite com 74,440 kg, do produtor Ryckelme.
Já na categoria Curraleira 20 kg, em primeiro lugar ficou a vaca Barra Mansa, do produtor Maciel, com total de 99,610 kg; a segunda colocação ficou dividida entre os animais Lexa, da produtora Samara, e Baixinha, de Luiz Carlos, com total de 50,400 kg; a terceira posição ficou com a vaca Passagem, do produtor Nunes, com produção de 49,400 kg; o animal Moirinha, do produtor Cássio, ficou com a quarta posição, com produção de 47,500 kg; e a quinta colocação foi de Fazenda, da produtora Maria Rafaela, com 42,950 kg.
Na categoria Novilha, em primeiro lugar ficou o animal Dama da Noite, do produtor Armando, com total de 64,900 kg; em segundo lugar, Bianca, do produtor Marcus Vinícius, com total de 55,350 kg; em terceiro lugar, Figurinha, do produtor Aroldo, com 44,800 kg, e na quarta posição, a vaca Dona Enéias, do produtor Mazinho, com 24,150 kg.
Na categoria Grande Campeã, a disputa também foi acirrada. O título de vencedora foi para a vaca Pantera, da produtora Helia Lucia, com total de 111,950 kg; o segundo lugar ficou com o animal Garrincha, com total de 101,000 kg, do produtor Raimundo; e a terceira posição ficou com a vaca Diana, do produtor Maycon, com produção de 100,100 kg.
Para encerrar a festa em grande estilo, o público ainda pôde conferir a última noite de montarias do rodeio e o animado show d’Os Tigres do Forró.
Fotos: redes sociais