Neste domingo (27), eleitores de 15 capitais e 36 municípios brasileiros retornam às urnas para decidir, em segundo turno, quem ocupará o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos. As seções eleitorais abrirão às 8h e fecharão às 17h, conforme o horário de Brasília. Em cidades com fuso horário diferente, como Campo Grande (MS) e Manaus (AM), a votação ocorrerá das 7h às 16h, horário local.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) unificou o horário de votação em todo o país, prática adotada nas eleições gerais de 2022 e mantida neste ano. Quase 34 milhões de eleitores deverão apresentar documento oficial com foto para votar. Caso o eleitor não compareça, poderá justificar sua ausência até 26 de dezembro. A ausência do voto deve ser justificada duas vezes se o eleitor não participar de ambos os turnos.
A legislação prevê medidas para manter o sigilo e a segurança do processo eleitoral, incluindo a proibição do uso de aparelhos eletrônicos na cabine. A manifestação silenciosa, como o uso de camisetas e adesivos de candidatos, é permitida, mas atos como boca de urna são considerados crimes eleitorais.
Fonte e fotos: Agência Brasil