O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na noite de domingo (06), os resultados da apuração dos votos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2024, revelando um avanço significativo na representatividade feminina. Entre os cinco candidatos mais votados para vereador(a), quatro são mulheres, um marco importante para a política da capital mineira.
O vereador mais votado foi Pablo Almeida (PL), com 39.960 votos, mas as quatro mulheres que o seguiram demonstram a força da participação feminina: Professora Marli (PP) recebeu 23.773 votos; Iza Lourença (PSOL), 21.485 votos; Fernanda Pereira Altoé (Novo), 18.682 votos; e Marcela Trópia (Novo), com 17.878 votos. Todas elas foram reeleitas, consolidando suas posições.
Com esses resultados, o número de mulheres na Câmara Municipal subiu de 10 para 12, refletindo uma crescente valorização da diversidade de gênero na política. As novas vereadoras que se juntarão à bancada são Luiza Dulci (PT), Juhlia Santos (PSOL) e Doutora Michelly Siqueira (PRD). Vale destacar que a única mulher que tentou a reeleição e não conseguiu foi Professora Nara (Rede).
Esse crescimento na representatividade feminina é um passo importante rumo a uma política mais inclusiva e diversificada, refletindo as vozes e necessidades de toda a sociedade.
Com as informações do TSE
Fotos: Divulgação / Redes Sociais