De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na última segunda-feira (19), 41 cidades de Minas Gerais terão apenas um candidato à prefeitura nas eleições municipais de 2024. Esses municípios estão espalhados por todo o estado e incluem, entre os de maior população, Corinto, na Região Central, com 23.532 habitantes, e, entre os de menor população, Pedro Teixeira, na Zona da Mata, com 1.810 habitantes.
O número de cidades mineiras com apenas um candidato mais que dobrou em comparação com as eleições municipais anteriores. Em 2020, 17 cidades do estado tinham apenas um concorrente.
O município de Presidente Juscelino, na Região Central, terá um único candidato pela segunda vez consecutiva. Segundo a Justiça Eleitoral, um candidato único é eleito com qualquer número de votos válidos, já que a legislação não exige um número mínimo de votos válidos para validar a eleição.
No entanto, se o único candidato não receber nenhum voto válido, a Justiça Eleitoral convocará uma nova eleição. Esse cenário é altamente improvável, pois implicaria que nem mesmo o próprio candidato teria votado em si mesmo. Em geral, para ser eleito em uma eleição com mais de um candidato, é necessário obter a maioria simples (50% + 1) dos votos válidos, excluindo votos em branco e nulos.
Confira as cidades mineiras com apenas um candidato:
- Aiuruoca
- Alpercata
- Bandeira
- Cabo Verde
- Campanário
- Carmésia
- Carrancas
- Centralina
- Corinto
- Couto de Magalhães de Minas
- Divisa Nova
- Estrela do Indaiá
- Franciscópolis
- Iapu
- Inimutaba
- Ipuiúna
- Itambé do Mato Dentro
- Itaobim
- Japonvar
- Joaquim Felício
- Maripá de Minas
- Natércia
- Nova Era
- Papagaios
- Pedro Teixeira
- Pequeri
- Pequi
- Pingo D’água
- Presidente Juscelino
- Ribeirão Vermelho
- Rio Doce
- Santana do Riacho
- Santo Antônio do Amparo
- São Bento Abade
- São Gonçalo do Abaeté
- São Gonçalo do Pará
- São João do Pacuí
- São Sebastião do Maranhão
- Sem Peixe
- Senador Cortes
- Serra dos Aimorés
Com as informações do TSE e G1
Foto: TER-PR