Em 2024, o EducaZoo, projeto da Prefeitura Municipal, atingiu um marco significativo ao envolver mais de 11 mil estudantes da Rede Municipal de Educação, com idades entre 6 e 10 anos, em atividades educativas sobre a prevenção de doenças. A ação, realizada de janeiro a dezembro, levou aos alunos informações sobre o combate e prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya, além de esporotricose humana e felina, leishmaniose humana e canina, febre maculosa, e raiva.
Durante todo o ano, foram realizadas 284 ações em 44 escolas municipais. O projeto é conduzido por uma equipe composta por Agentes de Combate a Endemias (ACE), médicos veterinários e biólogos, que desenvolvem atividades lúdicas e palestras, promovendo a conscientização não apenas nas salas de aula, mas também envolvendo a comunidade escolar como um todo.
A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes: “Os alunos atuam como multiplicadores de tudo aquilo que aprendem durante as ações. É por isso que iniciativas como essa são essenciais para reforçar a conscientização do público infantil sobre as principais zoonoses. A expectativa é que o EducaZoo não apenas eduque, mas se torne, cada vez mais, uma ferramenta indispensável na promoção da saúde pública da capital”, afirmou.
Além das atividades educativas, o MobilizaSUS, grupo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde, também contribuiu para a abordagem dos temas de forma descontraída. Através de jogos de trilha do saber, memória, dominós, cruzadinhas e caça-palavras, os artistas do MobilizaSUS tornaram a conscientização uma experiência divertida e envolvente para as crianças.
Com o sucesso deste ano, o EducaZoo se firma como uma importante ferramenta de conscientização e prevenção, ajudando a formar uma geração mais informada e engajada na promoção da saúde pública.
Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação / PBH