Ao longo de outubro, o Projeto Educatur levou gratuitamente 350 alunos de escolas municipais de Juiz de Fora para visitação nos museus Mariano Procópio e Ferroviário. Essa ação é promovida pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o intuito de incentivar o turismo e divulgar os patrimônios culturais, arquitetônicos e turísticos para os estudantes da rede municipal de ensino.
Marcelo do Carmo, secretário de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora, destacou o poder de integração trazido pelo projeto. “O Educatur é um projeto inédito e inovador da PJF, avaliado como uma importante política pública de inclusão social pelo turismo. Ao conduzirmos esse número tão grande de estudantes a pontos turísticos da cidade, com transporte e alimentação garantidos, na realidade, a Setur está cuidando do nosso patrimônio e nossas identidades”
No último mês, sete escolas foram contempladas nas 11 edições realizadas pelos espaços públicos da cidade. As duas principais atrações foram as visitas guiadas aos Museus Mariano Procópio e Ferroviário. Turismólogos da Setur e professores acompanharam os alunos, que receberam um kit de alimentação gratuito ao final da visita.
Nádia Ribas, secretária de Educação, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias e seu papel cidadão. “O projeto Educatur está dentro de um grande escopo, que é garantir às pessoas o direito à cidade. Garantimos um reconhecimento desse espaço como pertencente a esse estudante. Um projeto brilhante, uma das grandes parcerias desta gestão, que a Secretaria de Educação teve o prazer de ver sendo desenvolvido junto aos nossos alunos”.
Para encerrar as visitas guiadas do mês, o Educatur contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal Dom Justino José de Sant’ana, do distrito de Torreões. Ao todo, 30 alunos do colégio da zona rural da cidade puderam conhecer o acervo histórico do Brasil Imperial, Colonial e da Inconfidência Mineira presente no Museu Mariano Procópio.
As escolas selecionadas foram definidas pela Secretaria de Turismo em conjunto com a Secretaria de Educação, com foco especial nas escolas periféricas e rurais. Os estudantes contam com o acompanhamento de professores e são conduzidos por ônibus do projeto. Todos recebem um kit com lanche durante as atividades. Os recursos financeiros para viabilizar o Educatur são provenientes de emendas parlamentares das vereadoras Cida Oliveira (PT) e Laiz Perrut (PT).
Fonte e Foto: Prefeitura de Juiz de Fora