Uma ação envolvendo Minas Gerais e Sergipe vai impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar dos dois estados. Na quarta-feira (6), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para incluir os pequenos produtores do estado nordestino no marketplace ÉdoCampo, a plataforma de comércio eletrônico criada pela empresa mineira, para facilitar a venda direta de produtos rurais ao consumidor.
O acordo foi assinado pelo presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, em São Luís (MA), durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer).
Este é o primeiro acordo de cooperação para a venda de produtos de outro estado na plataforma do ÉdoCampo. A Emdagro será responsável pela captação dos produtores sergipanos, conferência de documentos e inserção dos mesmos na plataforma. A Emater-MG cuidará da operacionalização e da gestão das vendas online, como já ocorre com os produtos mineiros.
“A parceria vai fortalecer os produtores rurais de Sergipe, acessando diretamente o consumidor final. Vai valorizar toda a história, a cultura e agregar valor aos produtos da agricultura familiar, das cooperativas, das entidades produtoras rurais do Sergipe”, destacou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A Emater-MG vai programar uma capacitação para que técnicos da Emdagro e agricultores familiares de Sergipe conheçam o funcionamento da plataforma ÉdoCampo. A expectativa é de que as vendas dos produtos sergipanos comecem no primeiro semestre de 2025. Serão doces, grãos, mel, queijos, laticínios, produtos orgânicos, artesanato, entre outros.
Para o presidente da Emater-MG, a participação de Sergipe no marketplace vai beneficiar também os produtores de Minas Gerais, pois a plataforma de venda ficará mais conhecida no nordeste do país. “Já temos consumidores assíduos de São Paulo, de Brasília, de várias partes do Brasil. Acreditamos que nós vamos abrir uma grande possibilidade de comercialização também no estado de Sergipe. Então é uma parceria que todos ganham”.
ÉdoCampo
O ÉdoCampo foi lançado pela Emater-MG no final de 2023, durante as comemorações dos 75 anos da empresa. Atualmente, o site de vendas conta com mais de 80 produtores cadastrados que, juntos, ofertam quase 600 diferentes itens como queijos, cafés, doces, artesanato, cachaças, etc.
Quem faz as compras no site tem a opção de pagar com cartão de crédito ou pix. A entrega é feita no endereço indicado pelo comprador. Todos os produtos colocados à venda possuem algum tipo de habilitação sanitária, que pode ser federal, estadual ou municipal.
A coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Thiara Viggiano, explicou que esta habilitação determina para onde o produtor poderá vender seus produtos. “No caso de quem possui a habilitação sanitária municipal, por exemplo, poderá vender apenas para o município onde produz. Mas a maioria dos produtos tem entrega para todo o Brasil, pois possui habilitação sanitária federal”, informou.
A proposta da Emater-MG é ampliar a participação de outros estados no ÉdoCampo. “Esperamos que seja a primeira de muitas parcerias, pois vários estados já manifestaram interesse. Vamos trabalhar para incluir um número maior de estados ao longo do tempo. Esta iniciativa inovadora da Emater-MG vai fortalecer as entidades de outros estados, para juntos apoiarmos a agricultura familiar de todo o Brasil”, afirmou Otávio Maia.
A plataforma de vendas ÉdoCampo pode ser acessada pelo endereço www.edocampo.com.br ou pelo Instagram @edocampooficial.
Fonte e foto: Emater