O edital de patrocínio a Eventos Esportivos e Lazer, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, selecionou cinco atrações previstas para ocorrer no primeiro semestre deste ano, nos meses de março e abril. Serão dois eventos de capoeira, dois de games e um campeonato de taekwondo. Ao todo, serão investidos R$ 200 mil pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Os eventos de capoeira são: os Jogos Estudantis de Capoeira e Somos Capoeira, que já foi contemplado no primeiro edital. “O patrocínio da Prefeitura é de suma importância para a gente alcançar as nossas metas, o nosso objetivo é fomentar a capoeira em todos os segmentos. O evento Somos Capoeira é realizado aqui em BH, mas, na última edição, nós tivemos capoeiristas de 65 cidades, 8 estados e 55 grupos”, garantiu o Mestre de capoeira Marcelinho.
Laudilene Fernanda também está comemorando. Ela é diretora da Associação Itamar, responsável por aulas de Taekwondo no Aglomerado da Serra e está recebendo o auxílio financeiro da PBH pela segunda vez. “A gente fez esse evento com 20 mil reais. Agora, a gente já passou para o patrocínio de 40 mil e a expectativa é a melhor possível. É fazer um campeonato com o dobro de atletas, de participantes e proporcionar para mais atletas de projetos sociais e ongs. Que a PBH não pare de jeito nenhum. Que continue sempre porque eu já tô preparando o próximo”, comentou Laudilene.
O Front Games, que traz no evento esportes urbanos radicais, também será contemplado.
O quinto evento é o BOP Games. No ano passado, arrastou 25 mil pessoas por dia, sendo 10 mil atletas e 15 mil de público. “A gente tá com esse projeto do aquecimento do BOP Games. Então, a ideia é preparar a base para fazer um trabalho ainda melhor no oficial, em setembro. É como se fosse um mini BOP Games. Um evento mais aberto, mais acessível com entrada gratuita, com oficinas esportivas para as pessoas sentirem o gosto do que vai acontecer em setembro. O projeto só acontece porque tem esse apoio da PBH A gente consegue o custo de toda a operação, de todo esse incentivo”, afirmou Giulia Machado, diretora operacional do BOP Games.
“Para nós da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer é uma felicidade muito grande ver uma ideia se materializar com tamanha grandeza em nossa cidade. Através do edital de patrocínio de Eventos Esportivos e Lazer somos capazes de apoiar instituições que realizam trabalhos fantásticos, e aumentar nossa capacidade de promover e fomentar o esporte e a saúde em Belo Horizonte. Estamos aprendendo muito nessa caminhada junto a todos esses parceiros, e apresentando à população uma Prefeitura comprometida com a democratização do acesso ao esporte e ao lazer, e com a saúde física e mental do belo-horizontino”, finalizou analista de políticas públicas da diretoria de eventos da Smel, Denilton Novais.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação / PBH