O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (11) a escolha da deputada republicana Elise Stefanik para ser a nova embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação, feita em um comunicado oficial, reflete a continuidade da política externa isolacionista que o governo de Trump deverá adotar a partir de janeiro, quando ele assumirá seu novo mandato.
Elise Stefanik, de 40 anos, é atualmente a quarta republicana mais importante na Câmara dos Deputados e ocupa o cargo de presidente da Conferência Republicana desde 2021. Ela foi reeleita na semana passada para um quinto mandato como deputada pelo 21º distrito de Nova York, onde atua desde 2015. Ao longo dos anos, Stefanik tem se consolidado como uma das aliadas mais leais de Trump, especialmente em tempos de polarização política, sendo uma defensora inabalável de suas políticas e ações.
A trajetória de Stefanik na política passou por uma transformação significativa. Inicialmente considerada uma moderada, ela se distanciou dessa postura ao longo dos anos, alinhando-se cada vez mais com a ala conservadora do Partido Republicano. Em 2019, ela se autodenominou uma “ultra-Maga”, referindo-se ao slogan “Make America Great Again” (“Façam os EUA grandes novamente”),de Trump, e passou a ser uma figura de destaque na defesa das políticas do ex-presidente, além de uma crítica ácida aos adversários do Partido Democrata.
Além de sua ascensão política, Stefanik tem sido uma das principais figuras a promover o apoio a Trump nas primárias republicanas para a eleição de 2024. Sua defesa aguerrida da agenda de Trump e seu papel central no Partido Republicano consolidam sua posição como uma figura-chave no novo governo, que já está sendo montado por Trump.
Fonte e foto: Redes Sociais