As investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) sobre os crimes de furto e roubo de veículos registrados na capital e região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) resultaram na prisão de dois homens, ambos de 27 anos, na terça-feira (11/2).
Os investigados foram surpreendidos pelos policiais no momento em que tentavam furtar um veículo, no bairro Inconfidentes, em Contagem, na RMBH. Durante a operação, cinco veículos foram recuperados.
“A equipe policial realizou um monitoramento brilhante e aguardou o exato momento em que os suspeitos entraram no veículo”, ressaltou o chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (Depifrva), delegado Luciano Guimarães, acrescentando que a intensificação do trabalho de combate ao furto e roubo de veículos em Belo Horizonte e região resultou na prisão de 16 suspeitos nos últimos dez dias.
No curso dos trabalhos policiais, ainda foram constatados indícios de adulteração no veículo utilizado pela dupla para a prática criminosa.
Ação policial
De acordo com o delegado José Luiz Quintão, a equipe policial foi informada sobre o furto pelo proprietário do veículo, que se deparou com a ação dos suspeitos quando saía para o trabalho.
No momento da abordagem policial, um dos suspeitos tentou fugir, mas foi localizado e preso. Durante a fuga, ele tentou descartar uma central veicular, a qual foi recuperada pelos policiais. O proprietário do automóvel alvo da tentativa de furto acompanhou os trabalhos da PCMG.
Investigação
Guimarães explica que o modo de agir desses suspeitos já é conhecido pelos policiais da Depifrva. “Eles efetuam a troca de um dispositivo chamado centralina. Eles escolhem o carro, abrem o capô, trocam o dispositivo e, assim, ligam o carro com uma simples tesoura ou qualquer objeto metálico”, detalha o delegado.
As investigações apontam o envolvimento dos indivíduos em outros furtos recentes, registrados por sistemas de segurança nos bairros Dom Cabral, Nova Granada, Padre Eustáquio, Camargos e Jardim América.
A ação foi desencadeada pela 2ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, unidade vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito.
As investigações continuam.
Fonte e foto: Ministério Público de Minas Gerais