Sem dúvida o trânsito deveria ser feito de atitudes corteses e responsáveis todos os dias, mas no período de volta às aulas, que o fluxo de veículos é intensificado, é mais necessário ainda considerar todos os cuidados para evitar sinistros e carga de estresse ao percorrer os caminhos cotidianos. E esse comportamento adequado precisa ser respeitado por todos: condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Para evitar situações de perigo na volta às aulas, redobre a atenção, diminua a velocidade ao se aproximar de escolas, respeite as leis, a sinalização, os mais vulneráveis e os pedestres na faixa.
Dicas para evitar o estresse e dirigir com segurança:
- Crianças e jovens são mais vulneráveis e distraídos em relação aos riscos do tráfego, por isso os condutores precisam fazer não apenas a sua parte, mas também ficarem atentos aos comportamentos infantis próximos às zonas escolares, em faixas de pedestres, após as paradas de ônibus etc;
- Os veículos que transportam as crianças devem ter cadeirinhas infantis e assentos adequados para cada faixa etária. E além disso, ter realizado a revisão do veículo para garantir o bom funcionamento mecânico e elétrico;
- Na zona escolar, sempre ensinar aos alunos desembarcarem e embarcarem pelo lado da calçada e evitarem utilizar o celular nesses momentos. Caso tenham que atravessar uma via, as crianças devem atravessar pela faixa de pedestres. Se a criança tiver menos que 10 anos, precisa ser acompanhada por adultos;
- Parar o carro em fila dupla, sobre faixa de pedestres ou calçadas gera multa e tumultua o trânsito aumentando as chances de sinistros. O correto é procurar uma vaga segura nas proximidades. Assim, os adultos devem descer do veículo e encontrar as crianças na portaria da escola.
Economia e sustentabilidade no trânsito são possíveis
Combinar caronas é uma das dicas de trânsito que contribui para reduzir a quantidade de veículos nas ruas. Consequentemente, além de aliviar o estresse nos horários de pico, a estratégia minimiza os impactos de veículos no meio ambiente, bem como reforça laços entre as crianças que fazem esses percursos juntas.
Outra dica importante é contar com uma rede de apoio para situações de urgência, como quando os responsáveis não podem faltar a uma reunião de trabalho ou quando estão tomando medicamentos que afetam a capacidade de dirigir para levar e buscar as crianças na escola.
Fonte e foto: Agência Gov