sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Teve início nesta terça-feira, dia 16, o Minas Láctea 2024 em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A solenidade de abertura do evento marcou um momento significativo para a região com a inclusão oficial do distrito de Rosário de Minas, pertencente ao município de Juiz de Fora, na área de produção reconhecida de Queijo Minas Artesanal. O distrito está localizado na região das Serras da Ibitipoca, conhecida por sua tradição na produção deste queijo típico.

O reconhecimento de Rosário de Minas foi fundamentado em um estudo técnico elaborado pela Emater-MG em parceria com a Epamig e a Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca (Aproq). A pesquisa incluiu um diagnóstico detalhado da produção, além de um levantamento histórico, cultural e uma caracterização integrada do meio físico. A Secretaria de Agricultura (Seapa), através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), concedeu oficialmente o status de produtor de Queijo Minas Artesanal ao distrito.

A comunidade local e os produtores receberam a notícia com grande entusiasmo. Luiz Eugênio Modesto, proprietário da queijaria Paiol Velho, expressou seu orgulho e satisfação com a conquista. Em visita da comitiva da Emater-MG na manhã desta quarta-feira (17/7), Modesto destacou a importância da tradição familiar na produção de queijo e a contribuição da Emater para a continuidade dos sonhos dos produtores locais.

Fonte e Foto: ematerminas

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Exit mobile version