Com o objetivo de fortalecer o diálogo com os juízes que atuam no interior do estado, a Diretoria da Amagis realizou uma visita à Comarca de São João del-Rei, nesta terça-feira, 3 de setembro. A comitiva foi liderada pelo presidente, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, acompanhado da vice-presidente administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, do ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, e do diretor de patrimônio, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.
O encontro ocorreu no Fórum Carvalho Mourão, em São João del-Rei, onde os integrantes da Diretoria foram recebidos pelo juiz Armando Barreto Marra, diretor do Foro, e pelos juízes Flávio Mondaini, Ernane Barbosa Neves, Hélio Martins Costa e Maria Augusta Balbinot. Também participaram do encontro os juízes Flávio Mondaini, Ernane Barbosa Neves, Hélio Martins Costa e Maria Augusta Balbinot. A juíza Tatiana de Moura Marinho, de Prados e o juiz Pedro Henrique de Assis Crisafulli, de Entre Rios de Minas também participaram do encontro.
Durante a reunião, o presidente Luiz Carlos falou sobre o prazer de estar em São João del-Rei. “Estar em São João del-Rei é uma alegria imensa, não só pela história e cultura dessa cidade, mas também pelo calor humano e pela receptividade dos colegas. Estar aqui me faz lembrar dos tempos em que cooperei na comarca. Encontros assim reforçam o valor da nossa união e a importância de estarmos juntos, ouvindo uns aos outros e trabalhando pelas garantias dos magistrados e magistradas”, disse o presidente.
Luiz Carlos abordou temas relevantes de interesse para a Classe, como a valorização dos magistrados por meio de recomposição dos subsídios, a valorização dos juízes de primeiro grau e as melhorias nas condições de trabalho. “A Amagis segue firme em sua missão de defender as prerrogativas da Magistratura, sempre por meio do diálogo e da boa convivência. Estamos ampliando esse diálogo com os magistrados que atuam no interior de Minas, buscando soluções para os desafios enfrentados por vocês”, afirmou.
O ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, que já atuou na Comarca de São João del-Rei, também celebrou o retorno: “Voltar a São João del-Rei, onde passei tantos anos da minha carreira, é muito gratificante. Rever os colegas e poder contribuir para o fortalecimento da Magistratura nesta região é uma grande honra para mim”, declarou o juiz.
Durante a visita os membros da Diretoria reforçaram o convite aos colegas para participarem do Congresso da Magistratura Mineira, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.congresso.amagis.com.br.
A vice-presidente administrativa e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, destacou a importância do diálogo constante entre os magistrados. “O diálogo é a base do nosso fortalecimento. A troca de experiências com os colegas que atuam em diversas partes do estado é essencial para entendermos as necessidades específicas de cada região e buscarmos soluções em conjunto.”
O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini também ressaltou a relevância da participação dos magistrados do interior: “A contribuição dos magistrados do interior é fundamental. Eles enfrentam realidades distintas e, por isso, o envolvimento de todos, em encontros como este, enriquece o debate e nos ajuda a encontrar soluções adequadas para a classe como um todo.”
Os juízes presentes puderam expressar suas preocupações e expectativas, trazendo à tona as especificidades regionais e enriquecendo o debate.
O juiz Armando Barreto Marra, diretor do foro e da 1ª Vara Cível, disse que é um prazer receber o juiz Luiz Carlos, que além de grande amigo é um incansável lutador da magistratura mineira. “Receber a Diretoria da Amagis é um grande prazer e nos coloca a par de toda a situação que tem acontecido no cenário estadual e federal”, disse.
A juíza Maria Augusta Balbinot avaliou que esse encontro da Diretoria da Amagis com os juízes do interior é muito importante por atualizar os magistrados sobre os trabalhos que vêm sendo feitos em prol da carreira e dos magistrados.
O juiz Hélio Martins Costa, Vara de Família e Sucessões, disse que a presença do presidente da Amagis e da Diretoria é um momento muito importante e que significa o fortalecimento da Magistratura e do Poder Judiciário. “Tratar de assuntos sensíveis ao Judiciário é tratar do Estado Democrático de Direito, do qual não podemos prescindir”, disse.
Fonte e fotos: Amagis