Nesta última terça-feira, 20 de agosto, Guaxupé foi palco de uma mesa de diálogo organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para discutir os desafios enfrentados na cadeia produtiva do café no sul de Minas Gerais. O evento contou com a presença de Otávio Maia, presidente da Emater-MG e vice-presidente Nacional de Assistência Técnica, Extensão Rural e Regularização Fundiária, além de parlamentares, representantes governamentais e entidades ligadas à cafeicultura.
Durante a reunião, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinou o Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Café, um compromisso conjunto entre entidades empresariais e de trabalhadores para promover melhorias nas condições de trabalho na cadeia produtiva do café. O encontro reforçou a importância do diálogo entre governo, empresários e trabalhadores para enfrentar os desafios do setor.
Otávio Maia destacou a relevância da participação da Asbraer, devido à sua ampla rede de contato com os produtores rurais. “Nós temos essas demandas do produtor e o conhecimento das políticas públicas e das exigências das legislações, de forma que buscamos fazer essa intermediação e debater os problemas”, afirmou Maia, ressaltando o papel estratégico da entidade na mediação entre as necessidades dos produtores e as políticas públicas.
Fonte e fotos: Rede.