sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Dia Mundial do Coração é uma data instituída, em 1999, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No contexto nacional, a lei nº 14.747 (de 5 de dezembro de 2023), estabelece setembro como o Mês de Conscientização sobre as Doenças Cardiovasculares.

E pensando em uma das frentes dessa lei, a de capacitação profissional, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou na terça (24) e quarta-feira (25/9) o 1° Webinário Setembro Vermelho: Cuidando dos Corações de Minas Gerais.

O objetivo do encontro, voltado para trabalhadores e gestores da saúde, foi discutir ações de prevenção e detecção precoce de fatores causadores das doenças cardiovasculares.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, as equipes da SES-MG estão empenhadas em aperfeiçoar o atendimento aos usuários em todas as etapas, da prevenção à atenção hospitalar.

“Considerando que as transformações com valor estruturante são de médio e longo prazo, podemos afirmar que estamos plantando muitas mudanças certos de que permanecerão por muito tempo”, destaca Baccheretti.

Perfil epidemiológico em Minas

Letícia Freitas, coordenadora de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares da SES-MG, destaca que foram registrados em Minas Gerais, entre janeiro e agosto de 2024, 19.858 mortes por doenças do aparelho circulatório e 3.502 óbitos por infarto agudo do miocárdio.

 “É importante prevenir essas mortes, e quando necessário, oferecer a assistência adequada. Por isso é tão relevante não só promovermos a capacitação e atualização de gestores e profissionais da saúde, mas também conseguirmos o engajamento desses trabalhadores e de toda a sociedade na divulgação de informações sobre causas e prevenção a doenças cardíacas”.

Ambiente pré-hospitalar

De acordo com o secretário, quando o quadro clínico envolve doenças do coração, cada minuto faz diferença no desfecho dos casos. Essa condição aponta a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que presta socorro à população em casos que demandam agilidade no primeiro atendimento, seja nas vias públicas, residências ou empresas.

“O estado de Minas Gerais conta, atualmente, com cobertura de 93,7% do SAMU, o que significa que nove em cada dez municípios já contam com o serviço”, destaca.

Baccheretti também citou a ampliação do transporte aérea em Minas Gerais, fruto de parceria entre a SES-MG, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Comando de Aviação do Estado (Comave) e o Samu, por meio dos Consórcios Regionais de Saúde.

“Duas novas aeronaves de asa fixa foram adquiridas e já estão em uso, o que reforça a capacidade de transportar pacientes de forma mais rápida e oportuna. Lembramos que Minas Gerais é um estado com 586.528 km² de área territorial, então chegar rapidamente aos locais de ocorrência para prestar o atendimento precoce e em ambiente pré-hospitalar evita complicações e óbitos.

Prevenção

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares representam um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Muitas vezes não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos e um ataque cardíaco pode já ser o primeiro aviso do agravo. Dessa forma, é importante atentar para as medidas de prevenção.

A cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, aumento do consumo de frutas e vegetais, atividades físicas regulares e evitar o uso nocivo do álcool têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, o tratamento medicamentoso da diabetes, hipertensão e dislipidemia pode ser necessário para reduzir os riscos cardiovasculares e prevenir o ataque cardíaco.

O Webinário Setembro Vermelho realizado pela SES-MG foi transmitido ao vivo, pelo canal da Secretaria no Youtube. No primeiro dia, foram abordadas temáticas relacionadas à Atenção Primária, Atenção Especializada, além da apresentação do novo protocolo da Síndrome Coronariana Aguda, que será utilizado em todo o estado.

no segundo dia de encontro, foram debatidas questões do âmbito da assistência pré-hospitalar na síndrome coronariana aguda e da regulação assistencial.

Fonte e foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version