sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O faturamento do comércio varejista de Belo Horizonte no mês de outubro, impulsionado pelas vendas do Dia das Crianças, deve ser de R$ 2,35 bilhões. Este valor representa um aumento de 1,47% em comparação ao mesmo período do último ano, quando o comércio movimentou R$ 2,32 bilhões.

Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), feito com 200 empresários do setor de comércio e serviços da cidade entre os dias 2 e 26 de setembro, 70,5% dos comerciantes esperam a compra de um presente e 29,5%, dois presentes, sendo um gasto médio de R$ 237,25. O tíquete médio dos três itens com maior perspectiva de saída são R$ 76,26 para brinquedos; R$ 95,27 para roupas e R$ 102,38 para calçados.

“O Dia das Crianças é a data comemorativa que abre o supertrimestre. É uma das mais importantes para o varejo e, neste ano, com o bom desempenho da economia, acreditamos que será bastante positiva e vai nos dar boas perspectivas para a Black Friday e o Natal”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Itens com maior saída

Na visão dos lojistas, os produtos que deverão liderar as vendas na data são:

  • Brinquedos: 40,5%
  • Roupas: 18,5%
  • Calçados: 10,5%
  • Eletrônicos: 6%
  • Acessórios: 5,5%
  • Cosméticos: 5,5%
  • Bicileta: 5%
  • Fantasias: 4,5%

O pagamento parcelado no cartão de crédito é a aposta de 39,5% dos lojistas. Sendo que, desse total, 87,3% esperam uma média de três parcelas. As demais formas de pagamentos citadas foram: à vista no cartão de crédito (32,5%), cartão de débito (14,5%) e pix (12,5).

Os comerciantes entrevistados acreditam que as lojas físicas (99%) serão o principal canal de vendas. Na sequência foram citados Instagram (26,5%), WhatsApp (24,5%), site da loja (17%) e marketplace (1%). As respostas são de múltipla escolha.

Publicidade

Para incrementar as vendas do Dia das Crianças, 100% dos comerciantes pretendem investir em alguma ação publicitária. Dentre as ações planejadas estão a propaganda boca a boca (93%), cartazes e decoração da loja (83%), marketing digital no Instagram (73,5%), no WhatsApp (47%) e no Facebook (3,5%) e impulsionamento do site da empresa (7%).

As demais estratégias citadas pelos foram:

  • Decoração da loja (86,5%)
  • Divulgação dos produtos (82,5%)
  • Mix de produtos (66,5%)
  • Flexibilidade ou facilidade de pagamento (49%)
  • Aperfeiçoamento do atendimento (2,5%)
  • Promoções do tipo “compre um, leve dois” (0,5%)
  • Vendas online (0,5%)

Dificuldades e facilidades

Ao serem questionados sobre o que pode beneficiar as vendas do Dia das Crianças, os lojistas indicaram a realização de ofertas e promoções (80,5%), flexibilidade de pagamento (7,5%) e divulgação (5%). Em contrapartida, os fatores que podem prejudicar o desempenho da data são falta de agilidade e cordialidade do atendimento (65%), aumento dos preços dos produtos (22%) e diminuição da renda dos trabalhadores (3,5%).

Fonte: CDL/BH

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

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