sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

No dia 28 de julho, o retorno da X Cavalgada da Fé trouxe a Serranos um momento de fé e celebração. Este ano, 33 cavaleiros iniciaram sua peregrinação rumo a Aparecida (SP) no dia 22 de julho, em uma jornada marcada pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Nas proximidades do Trevo de Seritinga, familiares e amigos dos cavaleiros aguardavam o seu retorno com grande expectativa. Montados em seus cavalos e acompanhados de estandartes e imagens sacras, os cavaleiros fizeram o percurso de volta a Serranos, em um momento de exaltação da fé de todos os envolvidos na cavalgada.

Enquanto a comitiva cruzava as ruas de Seritinga, dezenas de moradores saíram de suas casas para testemunhar a passagem dos cavaleiros e participar desse tradicional ato de fé. Ao chegar em Serranos, os cavaleiros foram calorosamente recebidos pela comunidade local.

A celebração continuou com uma missa na Igreja Matriz, onde os cavaleiros receberam a bênção do pároco, encerrando a jornada com um momento de união e devoção.

Trajeto da X Cavalgada da Fé

De acordo com José Moisés de Oliveira, um dos organizadores da Cavalgada da Fé, os cavaleiros percorreram um total de 60 km até Alagoa após partirem de Serranos no dia 22 de julho. No dia seguinte, avançaram por mais 40 km até o município de Itamonte, onde soltaram os cavalos e continuaram a viagem de caminhão até Itanhandu.

No dia 24 de julho, a cavalgada partiu de Itamonte e seguiu 31 km até a fazenda do Senhor João Carlos e da Dona Sinhá, em Passa Quatro. No dia seguinte, 25 de julho, os cavaleiros percorreram 41 km até o município de Canas (SP), de onde finalizaram a jornada com uma cavalgada de 25 km até chegarem à Aparecida (SP).

Na Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida, os cavaleiros e os animais receberam uma benção especial e se reencontraram com seus familiares.

A realização da Cavalgada da Fé conta com o apoio do Patrimônio Cultural, do município e da comunidade local que se envolve ativamente com a preservação da tradição em Serranos.

Por Leonardo Souza

Fotos: Jornal Panorama

Compartilhe:
Exit mobile version