sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O desembargador José Luiz de Moura Faleiros, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do TJMG (GMF), recebeu, na noite de quarta-feira (07), o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

A solenidade foi realizada na Câmara Municipal da capital mineira e contou com presenças de diversas autoridades dos Três Poderes, além de familiares e amigos do homenageado. A juíza Roberta Rocha Fonseca, vice-presidente Financeira da Amagis, representou a Associação do evento. A indicação para o título foi do vereador Ramon Bibiano.

Em nome da família, o filho do magistrado, José Luiz de Moura Faleiros Junior, falou da gratidão que sente pela honraria que muito dignifica toda sua família.  “Hoje, celebramos a trajetória exemplar e o inestimável legado de um homem que dedicou a maior parte de sua vida ao serviço da Justiça e ao bem-estar da sociedade mineira. Nos sentimos acolhidos pelo Estado de Minas Gerais e pertencentes à essa cidade. O Título reconhece não apenas as conquistas profissionais de meu pai, mas também todo o impacto positivo e duradouro que ele teve nesta cidade, que tão calorosamente nos acolheu desde 2019 e neste Estado que tanto amamos. É um testemunho eloquente de seu trabalho incansável e seu amor incondicional por Belo Horizonte e por Minas Gerias”, disse Faleiros Junior.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior parabenizou o magistrado pela honraria recebida e à Câmara municipal pela justa homenagem. “O desembargador Faleiros desempenha um trabalho exemplar, tanto na atividade jurisdicional quanto em suas funções administrativas no GMF do Tribunal, e o município de Belo Horizonte reconhece a importância desse grande magistrado para a nossa capital. Belo Horizonte ganha muito em receber como filho uma pessoa com as qualidades de Desembargador Faleiros”, afirmou Corrêa Junior.

O desembargador Rogério Medeiros, 3º vice-presidente do TJMG, também parabenizou o magistrado, ressaltando que a honraria se estende à toda a Magistratura mineira, uma vez que o desembargador é um paradigma de magistrado exemplar, operoso, estudioso e, acima de tudo, justo. Rogério Medeiros citou o ministro Sálvio de Figueiredo, que diz que o verdadeiro juiz não se impõe pelo temor, mas pelo respeito, e acrescentou, citando também o desembargador paulista Edgard de Moura Bittencourt, que ‘o respeito se adquire pela coragem de ser justo’. “Magistrados como Vossa Excelência, desembargador Faleiros, são a esperança e a certeza de que o Judiciário brasileiro ainda reencontrará seu verdadeiro caminho”, concluiu.

O desembargador Marcelo de Oliveira Milagres manifestou a honra e a alegria em ter o desembargador Faleiros como cidadão de Belo Horizonte. “Falar dos atributos morais, pessoas e profissionais do nosso homenageado é tarefa simples, porquanto sua biografia é extremamente rica. E sua grandeza vai além das nossas belas montanhas. Sua excelência é conhecida, reconhecida e respeitada em todo o Brasil”, afirmou o magistrado, que parabenizou à CMBH pela justa homenagem e agradecendo a família do homenageado “por dividir conosco a rica presença de grande Faleiros”.

Gratidão

Natural de Itirapuã (SP), o desembargador José Luiz de Moura Faleiros sempre teve uma relação próxima com o Estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte. Durante a homenagem recebida, o magistrado agradeceu a todos os presentes e as palavras dirigidas a ele, destacando que a honraria representa um renascimento e o coroamento de um sonho. “Belo Horizonte é uma cidade dos sonhos. Um lugar onde as tradições e as modernidades se encontram. Onde cada esquina revela uma história. Esse Título não é apenas uma homenagem pessoal, mas um compromisso renovado com a capital mineira de continuar trabalhando pelo bem-estar dessa cidade e apoiando iniciativas que promovam inclusão sustentabilidade e a cultura. Quero retribuir, à medida do possível, tudo o que Belo Horizonte me proporcionou ao longo dos anos. Ao receber o Título, reafirmo meu amor por essa cidade” afirmou.

José Luiz de Moura Faleiros entrou para a Magistratura mineira em 1994 e passou pelas comarcas de Rio Vermelho, Sabinópolis, Serro Ibiraci, Cássia, Passos, Governador Valadares, Piumhi, Capelinha, Malacacheta, Uberlândia e Belo Horizonte. Promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador em 2022.  Foi membro do Conselho Deliberativo da Amagis entre os anos de 1998 e 1999. Atualmente preside a 1ª Câmara Criminal do TJMG. É supervisor do GMF do TJMG.

Fonte e fotos: Amagis

Compartilhe:
Exit mobile version