A Prefeitura de Além Paraíba, por meio da Farmácia de Minas, alertou sobre um desabastecimento nacional das insulinas NPH e REGULAR em frasco, medicamentos cruciais para o tratamento do diabetes. O problema, que afeta a rede pública e farmácias populares, decorre de dificuldades na cadeia de produção e distribuição, conforme informou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
O desabastecimento tem gerado preocupação entre os pacientes, pois compromete o acesso a tratamentos essenciais. A SBEM recomenda que os usuários entrem em contato com seus profissionais de saúde para discutir alternativas enquanto a situação não se normaliza.
Para amenizar os impactos da escassez, a Farmácia de Minas está disponibilizando insulina em caneta, priorizando o atendimento a pacientes menores de 18 anos e acima de 45 anos, devido à facilidade de aplicação desse formato. No entanto, todos os pacientes que necessitam da insulina estão sendo atendidos com essa alternativa.
A Farmácia de Minas informou que está buscando soluções para regularizar o abastecimento das insulinas em frasco. Para mais informações e orientações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (32) 3462-4463.
Fonte e foto: Prefeitura de Além Paraíba