Na segunda-feira, 4, a equipe de endemias do Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa iniciou o 4º e último Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 no município. Foram sorteados 12 quarteirões de 10 bairros, e a expectativa é de que mais de 100 imóveis sejam vistoriados, até o final da semana.
Para que o levantamento tenha sucesso, é preciso que a população faça a sua parte, recebendo os Agentes de Combate às Endemias (ACE), que estão devidamente identificados, com uniforme e crachá com QR code.
Segundo a coordenadora do setor de vigilância Epidemiológica, Eva Cristina de Souza Leopoldo, embora o último LIRAa realizado em agosto tenha apontado baixo índice de infestação, o período chuvoso acompanhado por ondas de calor pode possibilitar o aparecimento de focos positivos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Retrospecto dos últimos levantamentos: Um baixo risco de infestação é indicado por um índice LIRAa menor que 1%, o caso do 3º levantamento realizado em agosto. O 2º levantamento, feito em maio com 3,2%, apresentou médio risco. Em janeiro, o 1º LIRAa do ano apresentou índice de 6,9%, que representa alto risco de infestação do mosquito.
Fonte e foto: Prefeitura de Matias Barbosa